terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
INACEITÁVEL

Caso de injúria racial contra menina de 10 anos gera comoção em Cabo Frio

Homem é detido pela Guarda Municipal e levado para delegacia, mas paga fiança e é liberado

15 abril 2022 - 21h04Por Redação

Um caso de injúria racial sofrido por uma menina de dez anos causou revolta e indignação em Cabo Frio nesta sexta-feira (15). O episódio ocorreu nesta quinta (14), na Praia do Forte, onde a criança tirava fotos vestida de sereia acompanhada dos pais, quando um grupo de turistas mineiros passava pelo local debochando da cena. Um dos rapazes parou e disse que "nunca havia visto uma sereia preta". Relatos sobre o caso geraram comoção nas redes sociais ao longo do dia. 

A Guarda Municipal foi acionada pelos familiares da vítimas e o homem foi detido e levado para a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), que funcionava como Central de Flagrantes no dia. Policiais militares também estiveram no local para dar apoio à ocorrência. Após ser ouvido, pagou uma fiança de R$ 2 mil e liberado, pois o caso foi registrado como injúria racial e não como racismo, cuja tipificação não admite o pagamento de fiança. 

Aos prantos depois do episódio, a criança precisou ser consolada pelos pais, de acordo com a Guarda Municipal. A Prefeitura de Cabo Frio emitiu uma nota de repúdio sobre o acontecido, que está reproduzida abaixo:

"A Prefeitura de Cabo Frio repudia qualquer tipo de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou diversidade funcional. Por acreditar que o município é um lugar de todos e para todos, a gestão municipal trabalha, diariamente, na implementação de políticas públicas de inclusão.

Na quinta-feira (14), um turista foi detido pela Guarda Civil Municipal, após crime racial, contra uma criança de 10 anos de idade. Ele foi conduzido para a delegacia, onde a ocorrência foi registrada, sendo liberado sob fiança.

A Prefeitura reforça que os agentes da Guarda Municipal agiram em conformidade com a Lei e com a ideologia do município. A Coordenadoria Geral de Promoção da Igualdade Racial já está ciente do caso e na segunda-feira (18), tomará as medidas cabíveis em defesa da vítima.

A Prefeitura destaca por fim, que Cabo Frio está de braços abertos aos turistas e visitantes, buscando receber a todos da melhor maneira possível. Contudo, atitudes racistas ou de qualquer outra natureza discriminatória não são bem vindas e devem ser punidas dentro da lei".