Assine Já
terça, 10 de dezembro de 2019
Região dos Lagos
27ºmax
20ºmin
Apartamento
AP REC BANNER
taxistas

Taxistas recebem certificado de capacitação turística

Doze profissionais concluiram o treinamento

01 julho 2014 - 18h34
 
Taxistas recebem certificado de capacitação turística

A prefeitura de Cabo Frio entregou nesta terça-feira (1) o certificado de conclusão de curso para 12 motoristas de táxi que participaram da qualificação “O Taxista e a Atividade Turística” voltada para o contexto turístico. O curso, que teve duração de dois meses e meio, tratou de temas como a qualidade dos serviços turísticos, passando pela história regional, segurança no trabalho, além de cultura e patrimônio. Para o taxista Detzer Gabriel Fernandes, 66, o curso é primordial para os profissionais que trabalham com turismo.

– Sempre faço todos os cursos que aparecem. É importante saber a história da cidade e passar para o turista um atendimento de qualidade. É preciso dar atenção ao turista para ele voltar – opinou Fernandes, que trabalha como taxista há 25 anos.

A capacitação foi uma iniciativa da Secretaria de Turismo, com parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), do município e a Secretaria de Transportes.

– A qualificação recebida por nossos taxistas está sendo muito importante, inclusive agora neste período de Copa do Mundo. Saí agora de um compromisso de assinatura de um convênio importantíssimo para nossa cidade, mas este compromisso de vocês com o Turismo não é menos importante, pois, é necessário que estejam preparados para receber bem não apenas os turistas, mas também os moradores da cidade  disse o prefeito.

Vanina Navega, que coordenou o curso com Vanessa Bravo, diretora da Central de Atendimento ao Turista, ambas fazem parte da equipe técnica da secretaria de Turismo de Cabo Frio, disse que a cidade reconhece o valor dos profissionais da catergoria:

– Agora vocês são profissionais diferenciados e estão indo para o mercado, preparados para vender a cidade e todo ol histórico que ela possui. A intenção do poder público é de fortalecer o turismo histórico, já que somos uma cidade que vamos fazer 400 anos de fundação no ano de 2015 e reconhecemos o valor do taxista como profissional importantíssimo para a atividade turística – defendeu 

Um dia de turista – Como encerramento do curso, os taxistas fizeram passeios turístico pelos principais pontos da cidade e viveram um dia como turistas. O passeio percorreu locais como a Praça Verde do Guta, Praça dos Quiosques, Praça das Águas, Praia do Forte, Dunas Boa Vista (sambaquis), (Centro Gastronômico da Praia), Forte de São Mateus e Mirante da 1° Feitoria, Farol da Navegação, Igreja São Benedito, Largo da Passagem (Conjunto Arquitetônico), Terminal de Transatlânticos, Câmara Municipal, Casa Scliar e monumento Scliar (Centro Gastronômico do Canal), Parada para visitação, Biblioteca, Solar dos Massas, Igreja Matriz, Charitas, Convento Nossa Senhora dos Anjos (Museu de Arte Sacra), Fonte do Itajuru, Ponte Feliciano Sodré e Canal de Itajuru, Rua dos Biquínis, Antiga Estação Ferroviária, Dormitório das Garças, Igreja Matriz, Charitas, Prédio do Ismar Gomes de Azevedo e Prédio do Corpo de Bombeiros.