Assine Já
terça, 26 de outubro de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52431 Óbitos: 2149
Confirmados Óbitos
Araruama 12371 441
Armação dos Búzios 6530 72
Arraial do Cabo 1736 92
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6985 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
CABO FRIO

“Jovens pianistas” recebe Felipe Naim no Charitas

Hayden, Beethoven, Chopin e Manuel de Falla são os clássicos que serão apresentados no sábado (09), às 19h

05 novembro 2019 - 16h32Por Redação
“Jovens pianistas” recebe Felipe Naim no Charitas

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Cultura, promove mais uma edição da Série “Jovens Pianistas” no sábado (9), às 19h, na Casa de Cultura e Museu José de Dome – Charitas com o artista Felipe Naim. No programa, peças de Hayden, Beethoven, Chopin e Manuel de Falla. A entrada é gratuita, mas quem quiser poderá fazer contribuição voluntária que será repassada ao pianista.

Esta é a terceira vez que Naim se apresenta na cidade, a primeira no início da sua trajetória artística, com 11 anos, e a segunda em 2018, quando estava com 22 anos. Segundo ele, sempre foi muito bem recebido pelo público local que são “pessoas calorosas, dignas de uma cidade praiana carioca”. O pianista acredita que disseminar a música clássica é fundamental. Ele vai dedicar o recital ao seu avô, que inaugurou a agencia da Caixa Econômica Federal em Cabo Frio e morreu na última semana.

“Está cada vez mais escasso o incentivo da música clássica no Brasil e, ultimamente, a situação dos músicos e artistas é crítica. Projetos como “Série Jovens Pianistas” se mostram verdadeiras muralhas defensoras da cultura. Apesar do bombardeio político, esses cenários continuam de pé dando espaço aos jovens músicos que se dedicam religiosamente ao instrumento. Dedico ao meu avô essa apresentação”, contou o artista, que atualmente é bacharel em piano na Escola de Música da UFRJ, onde também recebeu orientação em canto lírico com a professora Veruschka Mainhard e com a professora principal e empresária, Myrian Dauelsberg.

Além da Prefeitura de Cabo Frio e da Secretaria de Cultura, a Série Jovens Pianistas tem apoio do Charitas, do Restaurante Torres Gêmeas, do Hotel La Brise e do afinador de pianos, Bruno Buzzacchi. A criação e direção artística do projeto é de Hasenclever da Silva Oliveira.

Trajetória do pianista

Natural de Nitéroi, no Estado do Rio, Felipe Naim começou os estudos de piano aos seis anos no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro sob a orientação da professora Cely Periard. Desde então, acumula algumas vitórias por participações em concursos como IX Concurso Internacional de Piano Florinda Santos, em 2008, em Portugal; ganhou prêmios em concursos nacionais como “Edna Bassetti Habith” e “Souza Lima”. Esta será a terceira participação do artista no projeto cabo-friense.

Ao longo de sua carreira, gravou dois CD’s em estúdio, um DVD ao vivo no Museu da República aos 10 e 12 anos, e se apresentou em diversos palcos como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e de Niterói, Sala Cecília Meireles, Teatro da UERJ, Sala Baden Powell, Teatro J. Saffra (SP), Teatro Dom Pedro, Sala Guiomar Novaes, além de apresentações pelo projeto “Música no Museu” no Museu de Arte Moderna (MAM), Museu do Primeiro Reinado, da República, de Belas artes, dentre outros.

Além da atuação com o pianista, Felipe possuiu vasta experiência em palco como solista, como pianista colaborador e acompanhador, e como monitor bolsista tendo atuado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro; na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO), e no Coral Brasil Ensemble da UFRJ, sob regência de Maria José Chevitarese, para citar alguns exemplos. Em 2017 e de 2018, Felipe participou das edições do Festival de Música em Pelotas (RS) e teve desempenho de destaque como camerista, acompanhador e solista. Confira abaixo o programa do recital:

PROGRAMA

Franz Joseph Haydn (1732 – 1809)

Sonata em Mi Menor nº 53 Hob. XVI/34

Presto

Adagio

Vivace molto

Ludwig van Beethoven (1770 – 1827)

Sonata para Piano nº 23 em Fá menor, Opus 57 – Appassionata

Allegro assai

Andante con moto

Allegro ma non troppo – Presto

Frédéric Chopin (1810 – 1849)

Fantasia Improviso Opus 66

Barcarola Opus 60

Manuel de Falla (1876 – 1946)

Danza Española no. 1

Danza Española no. 2

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.