Assine Já
domingo, 08 de dezembro de 2019
Região dos Lagos
26ºmax
18ºmin
Apartamento
AP REC BANNER
serra

Caminhada na Serra de Sapiatiba é opção para os amantes da Natureza

Percurso de oito quilômetros terá duas horas

18 julho 2014 - 13h07Por Rosana Rodrigues
 Caminhada na Serra de Sapiatiba é opção para os amantes da Natureza

Uma das mais belas paisagens da Região dos Lagos e riqueza do patrimônio geológico, ecológico e cultural, a Serra de Sapiatiba, localizada a oito quilômetros do centro de São Pedro da Aldeia, poderá ser contemplada pelos amantes de caminhadas ecológicas na manhã deste sábado (19), a partir das 8h. O ponto de encontro será na praça do bairro Flexeira, próximo à Igreja Nossa Senhora da Conceição. A caminhada, que terá oito quilômetros de percurso com duas horas de duração, é coordenada pelo Grupo Anda Brasil, com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia.

Do alto da Serra da Sapiatiba, que fica a 316m de altitude, de onde se descortina vista do litoral norte da região, é possível apreciar animais silvestres, pássaros e árvores como ipê, urucum, jacarandá e pau-brasil. O local é uma área de preservação ambiental e o acesso por carro, é por meio de 2,4 quilômetros de estrada de asfalto

A fauna conta com uma série de anfíbios, entre elessapos, rãs e pererecas, além de lagartos e serpentes. A avifauna da região também é bastante variada, onde é possível se deparar com diversos tipos de garças, o jaçanã, o quero-quero, o gavião de cauda branca, o urubu de cabeça amarela, o gavião carrapateiro, o carcará, corujas, canários, sanhaços, saíras, entre outros. Outros animais também encontrados na Apa são o macaco-prego, o tatu-galinha, o tatu-peludo, o tatu-peba, o gato do mato, a capivara, a paca, sagui, os micos pretos, e pardos, o ouriço cacheiro, o morcego pescador 

Como chegar
 Quem vem do Rio, seguir pela Rodovia Amaral Peixoto antes do trevo em direção a Búzios, acessar o retorno entre a salina e a UPA de São Pedro da Aldeia, por uma estrada de terra. Percorrer 800 metros até à placa que indica o bairro Flexeira.Já para os que vêm de Cabo Frio, Macaé, Rio das Ostras, Búzios e Campos, manter a direita e depois de passar a reserva da Marinha e junto a salina que fica em frente ao viaduto, virar à direita.

Cuidados para antes da caminhada

O alongamento é necessário antes e depois da caminhada, tanto nos membros inferiores quanto os superiores.  Isso pode evitar lesões. Hidratar antes, durante e depois do percurso. Não comer muito antes de andar porque pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações. A postura também deve ser destacada e é importante permanecer ereto, olhando para frente e com o abdômen contraído. Usar tênis e roupas adequadas.