Assine Já
sexta, 17 de setembro de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 50529 Óbitos: 2055
Confirmados Óbitos
Araruama 12146 429
Armação dos Búzios 6138 64
Arraial do Cabo 1679 90
Cabo Frio 13948 821
Iguaba Grande 5338 134
São Pedro da Aldeia 6812 284
Saquarema 4468 233
Últimas notícias sobre a COVID-19
serra

Caminhada na Serra de Sapiatiba é opção para os amantes da Natureza

Percurso de oito quilômetros terá duas horas

18 julho 2014 - 13h07Por Rosana Rodrigues
 Caminhada na Serra de Sapiatiba é opção para os amantes da Natureza

Uma das mais belas paisagens da Região dos Lagos e riqueza do patrimônio geológico, ecológico e cultural, a Serra de Sapiatiba, localizada a oito quilômetros do centro de São Pedro da Aldeia, poderá ser contemplada pelos amantes de caminhadas ecológicas na manhã deste sábado (19), a partir das 8h. O ponto de encontro será na praça do bairro Flexeira, próximo à Igreja Nossa Senhora da Conceição. A caminhada, que terá oito quilômetros de percurso com duas horas de duração, é coordenada pelo Grupo Anda Brasil, com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia.

Do alto da Serra da Sapiatiba, que fica a 316m de altitude, de onde se descortina vista do litoral norte da região, é possível apreciar animais silvestres, pássaros e árvores como ipê, urucum, jacarandá e pau-brasil. O local é uma área de preservação ambiental e o acesso por carro, é por meio de 2,4 quilômetros de estrada de asfalto

A fauna conta com uma série de anfíbios, entre elessapos, rãs e pererecas, além de lagartos e serpentes. A avifauna da região também é bastante variada, onde é possível se deparar com diversos tipos de garças, o jaçanã, o quero-quero, o gavião de cauda branca, o urubu de cabeça amarela, o gavião carrapateiro, o carcará, corujas, canários, sanhaços, saíras, entre outros. Outros animais também encontrados na Apa são o macaco-prego, o tatu-galinha, o tatu-peludo, o tatu-peba, o gato do mato, a capivara, a paca, sagui, os micos pretos, e pardos, o ouriço cacheiro, o morcego pescador 

Como chegar
 Quem vem do Rio, seguir pela Rodovia Amaral Peixoto antes do trevo em direção a Búzios, acessar o retorno entre a salina e a UPA de São Pedro da Aldeia, por uma estrada de terra. Percorrer 800 metros até à placa que indica o bairro Flexeira.Já para os que vêm de Cabo Frio, Macaé, Rio das Ostras, Búzios e Campos, manter a direita e depois de passar a reserva da Marinha e junto a salina que fica em frente ao viaduto, virar à direita.

Cuidados para antes da caminhada

O alongamento é necessário antes e depois da caminhada, tanto nos membros inferiores quanto os superiores.  Isso pode evitar lesões. Hidratar antes, durante e depois do percurso. Não comer muito antes de andar porque pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações. A postura também deve ser destacada e é importante permanecer ereto, olhando para frente e com o abdômen contraído. Usar tênis e roupas adequadas.