Assine Já
quarta, 22 de janeiro de 2020
Região dos Lagos
25ºmax
19ºmin
Apartamento
tapete

Cabo Frio repete a tradição da fé durante feriado de Corpus Christi 

Em Arraial, alimentos não perecíveis serão utilizados no tapete e depois doados aos pobres

17 junho 2014 - 16h16
 
Cabo Frio repete a tradição da fé durante feriado de Corpus Christi 
Mais uma vez, a tradição dos tapetes de sal – e outros materiais como areia, alimentos ou TNT – vai colorir as ruas do centro de Cabo Frio e São Cristóvão. Este ano, o tema escolhido pela Paróquia Nossa Senhora de Assunção para uma das mais tradicionais festas do catolicismo – o feriado de Corpus Christi – é Eucaristia e Vocação. O tema do Ano Vocacional Arquidiocesano tem como lema "Fazei tudo quanto ele vos disser" (João 2:5). Na programação, show com Elymar Santos, Jero e Banda, Gizele Ferreira, além de Cosme e Banda. A festa conta ainda com barracas  com comidas no entorno da Praça Porto Rocha, no Centro. 
Os tapetes serão preparados na Avenida Assunção. As inscrições para quem quiser participar das celebrações ainda estão abertas. Os interessados devem se dirigir à secretaria paroquial, de terça a sábado, no horário comercial, até quarta-feira. Além dos tapetes e dos shows, a celebração conta ainda com missas solenes e procissão.
Na Paróquia de São Cristóvão, haverá apenas uma missa solene, às 8h30, na quinta-feira,  seguida de procissão pela Avenida Lecy Gomes da Costa. Segundo a administração da igreja, os tapetes são confeccionados em TNT, um tipo de não tecido bastante utilizado em decorações, por exemplo. As escolas do bairro São Cristóvão e as pastorais da igreja ficam encarregadas de produzir os tapetes que vão enfeitar a avenida para a procissão. 
Saiba Mais – No dia de Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo, a Igreja Católica comemora solenemente a instituição do Sacramento da Eucaristia, por meio da qual Jesus se faz presente como alimento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo era alimentado por maná, no deserto. Hoje, o povo de Deus é alimentado com o próprio corpo de Cristo. 
Por isso, na procissão, os fieis caminham com o ostensório, onde é depositada a hóstia consagrada, presença real do corpo de Cristo. Este é o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às ruas. Segundo a Igreja Católica, a celebração teve origem em 1.247 D.C., na Bélgica, quando uma freira teria tido visões de Jesus revelando-lhe o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Ela, então, levou o caso ao Bispo local que quase duas décadas mais tarde, viria a ser eleito Papa (Urbano IV), instituindo a festa em sua Diocese. A decisão do Papa Urbano IV de estender a solenidade a toda a Igreja ganhou força com a ocorrência de um milagre: o sacerdote Pietro de Praga, duvidando da presença de Cristo na Eucaristia, durante a celebração da Missa viu brotar sangue da hóstia consagrada. Uma vez instituída para toda a Igreja, a data é marcada por concentrações, procissões e outras práticas religiosas, de acordo com o modo de ser e de viver de cada lugar. 
Em Cabo Frio, a festa reúne religiosidade e arte, uma vez que, para a festa, são confeccionados cerca de 150 tapetes de sal, areia e outros materiais, em uma das principais avenidas da cidade, por onde a procissão passa no dia do feriado.
ARRAIAL DO CABO -  O município aderiu a uma nova proposta para a confecção do tapete para a procissão de Corpus Christi. Após um pedido do Papa Francisco para que a igreja olhasse pelos humildes, os tapetes da cidade começaram a ser confeccionados com diversos materiais, incluindo quilos de alimentos não perecíveis que serão utilizados como margens e, após a procissão, serão doados para a população carente de Arraial do Cabo.
O evento é organizado pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus e tem como tema deste ano “Jesus, dai pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão”. De acordo com a Igreja Matriz, também podem ser utilizados os temas relacionados a tráfico humano da Campanha da Fraternidade 2014.
Na noite que antecede a comemoração de Corpus Christi, os fiéis vão para principal avenida da cidade, a Leonel de Moura Brizola. Lá, eles praticarão a sua fé através da confecção dos tapetes, por onde passará a procissão do Santíssimo Sacramento com destino a Praia dos Anjos, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, local onde será realizada a missa campal.
Os tapetes, confeccionados em 94 quadras terão início na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Centro, passarão pela Avenida Leonel de Moura Brizola, na Rua Nilo Peçanha, indo até a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.
Veja a programação: 
Quinta-feira – dia 19/06:
Às 9h30min – Santa Missa de Corpus Christi – Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Às 17h– Procissão saindo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus seguindo pela Av. Leonel de Moura Brizola rumo à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, e logo após Missa campal em Frente a Igreja Nossa Senhora dos Remédios.