Assine Já
segunda, 02 de agosto de 2021
Região dos Lagos
21ºmax
12ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46303 Óbitos: 1873
Confirmados Óbitos
Araruama 11418 357
Armação dos Búzios 5492 58
Arraial do Cabo 1574 87
Cabo Frio 12663 757
Iguaba Grande 4763 115
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
WORLD CLEAN UP DAY

Voluntários participarão de limpeza de praia e trilha no Peró

Ação faz parte das atividades do Dia Mundial da Limpeza, neste sábado (19)

18 setembro 2020 - 13h48Por Colaboração de Paulo Roberto Araújo
Voluntários participarão de limpeza de praia e trilha no Peró

Várias ações vão marcar, neste sábado, o Dia Mundial de Limpeza no Peró. Paralelamente ao início do monitoramento das areias da praia, que tem 7,2 quilômetros de extensão, voluntários vão fazer a limpeza de trechos da orla e das trilhas do Morro do Vigia. As ações vão obedecer as normas das autoridades sanitárias e começam às 8h junto ao mastro da Bandeira Azul. A trilha do Morro do Vigia é aberto a todos, mas com controle de grupos.

O programa de monitoramento da areia é chamado Kobocollet, que permite fazer análise estatística por amostragem de uma área: serão recolhidas amostras no trecho certificado, na área urbana do Peró; na Praia das Dunas; e, no Pontal do Peró. Na Praia das Dunas, serão colocadas placas, produzidas pelo artesão César Dias, com informações sobre espécies típicas da região.

-- Para evitar aglomeração, os trilheiros vão limpar pequenos quadrados na área da Bandeira Azul. Depois seguiremos para o Morro do Vigia, passando pela Cabana dos Pescadores. O objetivo é ajudar na conservação deste paraíso – disse a guia Keilla Florindo.

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação mundial que visa a promover a mobilização de voluntários para a limpeza das suas cidades, bairros, praias, parques e praças. No Dia 19, mais de 1809 países estarão mobilizados 24 horas para a limpeza.

As campanhas de limpeza na Praia do Peró através de voluntários começaram há pouco mais de dez anos, através do Ondas do Peró, integrado por surfistas e jovens do bairro. Até um secretário de estado, Cláudio Magnavita, participou de uma das campanhas. Toneladas de microlixo foram retiradas da areia. Os comerciantes do bairro também participam. No sábado, o Supermercado Tucano vai doar as sacolas; a Sorveteria da Praia doará água mineral; guias da Ecotour vão organizar a limpeza da areia e da trilha; e, o ambientalista Ernestro Galiotto fará a cobertura fotográfica.

-- O Peró vem sendo muito elogiado pelos turistas na questão da limpeza. A equipe de limpeza da Comsercaf é eficiente e os moradores e veranistas têm colaborado. Precisamos levar esta mensagem aos jovens, sobretudo aos estudantes – sugeriu José Antonio Moreira, da Sorveteria da Praia.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.