quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio recebe carro fumacê

Guarani, Praia do Siqueira e Palmeiras serão os primeiros bairros a receber o serviço

08 maio 2019 - 09h35
Vigilância em Saúde Ambiental de Cabo Frio recebe carro fumacê

Agentes de Combate aos Vetores vão receber hoje uma capacitação para operar o carro fumacê e o manuseio do inseticida preconizado pelo Ministério da Saúde. O treinamento terá duração de três horas e vai acontecer no Hospital Dia, em São Cristóvão.

Logo após a capacitação, a população de Cabo Frio volta a dispor de um carro fumacê para aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti. O veículo foi cedido ao município pelo Ministério da Saúde por tempo indeterminado e passará pelos bairros borrifando o inseticida nas localidades onde foi constatado um aumento de casos suspeitos e notificados de Dengue, Zika e Chikungunya pelo serviço de Saúde.

Os primeiros bairros contemplados serão Guarani, Palmeiras e Praia do Siqueira, das 17h30 até 20h30, lembrando que na sequência todos os bairros serão atendidos. A ação será realizada atendendo a solicitação dos moradores em razão do aumento do número de notificações das doenças, segundo dados da Secretaria de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população deixe portas e janelas abertas quando o veículo do fumacê passar pela rua. Assim, as gotículas do inseticida chegarão até o interior da residência, onde normalmente o Aedes aegypti se abriga.

A aplicação do fumacê não é feita de forma indiscriminada. Por ser um produto químico, ele só é utilizado em períodos epidemiológicos específicos da doença, respeitando os intervalos de aplicação, de modo que a saúde da população não seja colocada em risco. 

Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental,  Andreia Nogueira, as ações de combate ao mosquito não se restringem apenas à aplicação do inseticida.