Um vídeo postado no You Tube (veja abaixo) denunciou a infestação de larvas de moscas no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, em Cabo Frio. Os parasitas invadiram algumas dependências da unidade, especialmente a área da cozinha. Para conter o problema, a prefeitura contratou uma empresa para fazer a dedetização. Segundo a enfermeira-chefe da unidade, Maria das Graças Lourenço, o trabalho foi realizado há poucos dias e desde então as larvas não têm aparecido mais.
Pacientes e funcionários do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, em Cabo Frio. O parasita pode causar uma doença chamada miíase, popularmente conhecida como bicheira. Maria das Graças garantiu ainda, que nenhum paciente ou funcionário contraiu a miíase.
Mesmo com as providências tomadas pela prefeitura e a garantia de que as larvas sumiram de vez, alguns funcionários ainda temem pelo retorno dos indesejados animais.
– Realmente elas (larvas) não aparecem desde que foi feita a dedetização, mas será que elas não voltarão com as próximas chuvas? – indagou um funcionário que não quis identificar-se.
As larvas da mosca da mosca encontradas no hospital são do tipo biontófagas. Elas invadem os tecidos necrosados e os tecidos vivos íntegros, desenvolvendo-se através destes tecidos. Este parasita pode comprometer a saúde do indivíduo afetado.