A forte ventania registrada nesta terça-feira (20) provocou estragos e transtornos nas cidades da Região dos Lagos. Os ventos de até 60Km/h ocorrem por causa da formação de um ciclone subtropical em alto mar, conforme aviso da Marinha do Brasil.
Em Cabo Frio, uma árvore caiu na Gamboa, atingindo dois carros estacionados e o muro da sede da Capitania dos Portos. O Corpo de Bombeiros foi chamado, mas ninguém ficou ferido. Em São Cristóvão, parte do telhado da arquibancada do Estádio Correão ficou danificado.
Já em Búzios, a força do vento fez tombar uma árvore no Mangue de Pedra, famoso pela incidência de espécies de plantas e animais. Na rodovia RJ-106, em São Pedro da Aldeia, uma placa de sinalização ficou dependurada com a ventania.
Por isso, o fluxo de veículos precisou ser desviado por uma estrada lateral na tarde desta terça-feira (20), mas a situação já foi normalidade, após reparos feitos por uma equipe da Prefeitura. A placa foi removida pelo município após o BPRv ser informado da urgência da ação. Embora a atuação no local seja de competência do DER, a Guarda Municipal orientou o trânsito durante todo o processo.
Em todos os municípios, houve registro de falta de energia elétrica em alguns bairros.
Cuidados e susto – Durante o dia, muitos moradores da região relataram o temor pela ventania, nas redes sociais. De acordo com o Projeto Costa do Sol de Defesa Civil, com a formação de um ciclone subtropical, o vento se encontra forte e com rajadas.
Este sistema já está sendo classificado pela Marinha do Brasil como tempestade subtropical, devido o potencial de transporte de umidade do oceano para o continente e foi batizado como 'Potira'.
Segundo o responsável pelo projeto, Márcio Soren, a recomendação é que a população que evite a circulação no exterior, permanecendo dentro de casa ou nas dependências interiores do ambiente de trabalho sempre que possível, e prenda todos os objetos que possam ser arrastados a fim de evitar acidentes, recolha toldos, guarda-sóis e outros objetos que se encontrem no exterior, e também reforce e proteja as janelas e portas.
Caso esteja na rua, mantenha a calma e abrigue-se em locais seguros onde não possa ser atingido por objetos arrastados ou que venham voando, evite tocar em cabos e fios elétricos, e afaste-se de materiais suspensos com risco de queda e superfícies envidraçadas.
Se estiver dirigindo, permaneça dentro do veículo fechando os vidros, ligue as luzes de sinalização e afaste-se de edifícios ou materiais suspensos que possam ser projetados.
Para quem pesca, a saída para o mar não é recomendada.