terça, 16 de abril de 2024
terça, 16 de abril de 2024
Cabo Frio
28°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Vencedores do 1º Concurso Fotográfico da Folha recebem prêmios

Ao todo, #meuveraonafolhadoslagos recebeu 200 inscrições no Instagram

02 abril 2019 - 08h52
Vencedores do 1º Concurso Fotográfico da Folha recebem prêmios

Os cenários da Região dos Lagos foram o pano de fundo para as mais de 200 fotografias que participaram do 1º Concurso Fotográfico #meuveraonafolhadoslagos, realizado pela Folha no Instagram, durante o período de verão. Praias, personagens, recantos que fizeram parte dos cenários escolhidos nas cidades da Região dos Lagos (Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Saquarema). A seleção das fotos seguiu os critérios de estética, originalidade, criatividade e relação com o tema do concurso. 

As fotos inéditas foram premiadas. E não foi tarefa fácil para a comissão julgadora, formada por Mauro Pimentel, fotojornalista da Agence France-Presse (AFP) no Rio de Janeiro; Thiago Freitas, fotojornalista com passagem pelo Extra/Globo; Julio Matos, artista plástico e diretor de arte da Folha dos Lagos e Rodrigo Cabral, diretor da Folha dos Lagos. 

O primeiro lugar ficou com o fotógrafo profissional  Marcus Fabrini que, através de suas lentes, mostrou que dias nublados também têm a sua beleza. O cenário escolhido foi o mar de Saquarema, com a igreja de Nossa Senhora de Nazaret de fundo. 

– Trabalho com fotografia há dois anos e o meu plano era pegar um dia de sol, porém a gente chegou lá o tempo varia muito, de repente do nada fechou. Mas eu acho que aquela condição foi a perfeita, até porque saiu do clichê. Sempre fazem com sol e dia bonito e tal...e um dia nublado também tem a sua beleza, né?  - disse Marcus, que reconheceu que quando fez a clique, gostou imediatamente da foto.

– Aquela gaivota passando ali deu toda a graça a foto .... Quando fiz gostei de cara. Eu estava confiante sim, aquela foto é uma das minhas favoritas, está entre as top 3 – reconheceu o premiado, que levou para casa R$ 300 + Foto na Capa  da Folha dos Lagos + três livros da @sophiaeditora + Kit da @azulamarelo_ + um quadro A3 do @tipojulio. 

Quem também comemorou a premiação foi Marta Barbosa, que tirou o segundo lugar no concurso. Praticante de Ioga e moradora de Saquarema, ela revela que se inscreveu sem pretensão nenhuma. 

– Eu estava fazendo Ioga, faço todos os dias, coloquei o celular e pensei, vou fazer uma foto aqui...E aí minha tia mostrou o concurso e achei bacana. Me inscrevi sem pretensão nenhuma, aí quando saiu o resultado fiquei toda feliz, muito maneiro – declarou a autora da foto, que levou para casa R$ 100 + dois livros da @sophiaeditora + Kit na @azulamarelo_ + Um quadro A3 do @tipojulio + Foto nas páginas internas da Folha dos Lagos. 

O pôr do sol foi o cenário escolhido por Gilberto Luiz, operador de câmera, autor da foto que ficou em terceiro lugar no concurso. Concorrendo com duas fotos, ele fez os cliques sem nem saber do concurso. 

– Eu fui para a locação já sabendo que ali eu conseguiria fazer uma foto legal. Eu sempre levava a máquina e esperava o por do sol, sempre acontece alguma coisa. Foi quando eu vi que o rapaz passou na canoa. Eu me posicionei na linha do eixo do sol, coloquei a câmera na diagonal  e cliquei vários cliques. Não sabia ainda do concurso, depois que eu fui ver e me inscrevi com duas fotos – conta o premiado, que ganhou um livro da @sophiaeditora + Camisa da @azulamarelo_ + Um quadro A5 do @tipojulio + Foto nas páginas da Folha. 

Para o diretor da Folha, jornalista Rodrigo Cabral, o concurso superou as expectativas e despertou o lado artístico dos participantes.

– Foi uma experiência muito bacana e mais ainda ver o potencial das pessoas. Não foi nada fácil escolher os vencedores entre as 200 inscrições. Faremos outros, com certeza – finalizou Rodrigo.