quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Bombeiros

‘Vamos obter 100% de excelência’, diz novo comandante do 18° GBM

Com experiência na região, tenente-coronel André Siqueira assumiu o quartel ​nesta semana 

18 abril 2019 - 20h41Por Texto e foto: Alexandre Filho
‘Vamos obter 100% de excelência’, diz novo comandante do 18° GBM

O 18° Grupamento de Bombeiros Militar tem um novo comandante. Com 20 anos de corporação,  o tenente-coronel André Siqueira assume o posto pouco mais de um ano e quatro meses após o tenente-coronel Marcelo Fidalgo ter assumido o quartel. Com vasta experiência na região, ele afirma que pretende dar melhores condições de trabalho aos homens do quartel e espera atingir a ambiciosa meta de 100% de excelência no serviço prestado à população.

Em entrevista à Folha, o tenente-coronel André Siqueira afirmou conhecer bem a região, e se declarou um aldeense, apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, visto que veio morar em São Pedro da Aldeia ainda com dois meses. Desde 1999 como militar do Corpo de Bombeiros, ele cultiva uma relação muito próxima com o 18° GBM, onde acumula uma passagem anterior à atual, na qual chegou como aspirante e depois chefiou os destacamentos de Saquarema, São Pedro da Aldeia e Armação dos Búzios. 

– É um enorme prazer voltar ao 18° Grupamento de Bombeiro Militar, quartel que me recebeu tão bem e onde eu fiquei a maior parte da minha carreira dentro da corporação como oficial – disse ele, que antes de vir comandar o batalhão situado em Cabo Frio exercia a mesma função no 9° GBM, em Macaé. 

Apesar do pouco tempo à frente do 18° GBM – a cerimônia de troca de comando aconteceu na última quarta-feira –, o novo comandante explica que já está a par da situação na qual se encontra o quartel, e foi enfático em dizer que de imediato nada precisa ser feito em nenhum setor. “Está tudo organizado, com os serviços sendo efetivos”, disse. Porém, o novo comandante admitiu que a longo prazo será preciso organizar a parte operacional para tentar implementar uma qualidade cada vez melhor do serviço já realizado. 

– A nossa maior diretriz é de proporcionar a segurança da população de uma maneira geral, e para que isso o corra de uma maneira eficaz, temos que dar as melhores condições aos nossos militares em todos os aspectos, então vamos primar para oferecer o melhor em termos de ambiente, alojamento, alimentação e material de trabalho, para que em contrapartida eles ofereçam o melhor serviço para a população – declarou. 

Com muitos anos de experiência na região, o comandante afirma que não espera grandes dificuldades a frente do 18° GBM, e crava uma meta ambiciosa: quer conseguir obter uma taxa de êxito de 100% nos serviços prestados pela corporação na região.         

– Sinceramente, pelo o que eu conheço da região, não vejo nenhuma dificuldade não. Acredito que nós vamos conseguir obter um êxito de 100% de excelência no serviço prestado. É a nossa meta, 100% sempre. Claro que, com relação a eventos como acidentes de trânsito, nós não temos como ter gerência sobre isso para que eles não aconteçam. O que podemos fazer é passar a mancha de acidentes para as autoridades competentes para que eles tentem minimizar isso de alguma forma.  Mas acontecendo, nós estaremos prontos para atuar da melhor maneira possível. Isso vale também para os salvamentos marítimos – disse. 

E se o antigo comandante assumiu antes do verão começar, o tenente-coronel André Siqueira também terá uma tarefa complicada pela frente: o feriadão da Semana Santa. Apenas em Cabo Frio a previsão é de que 120 mil pessoas visitem a cidade, o que já demonstra o tamanho da responsabilidade. Para que tudo transcorra sem grandes problemas, o comandante explicou qual será o esquema dos Bombeiros para a região, que contará novamente com o apoio do helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), de Jacarepaguá.  

– Nessa semana Santa, como em todo feriado aqui na Região dos Lagos, nós teremos escala especial, e vamos contar com um efetivo de 31 guarda-vidas nas praias da região – Praia do Forte, Foguete, Conchas, Peró, Segundo Distrito e Praia Grande –, que contarão com o apoio de três quadriciclos, duas motoaquáticas e um bote inflável de resgate, além do Helicóptero do GOA, que ficará baseado no posto avançado de Arraial do Cabo, atendendo toda a área litorânea – explicou.