Assine Já
terça, 07 de dezembro de 2021
Região dos Lagos
25ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53752 Óbitos: 2196
Confirmados Óbitos
Araruama 12500 448
Armação dos Búzios 6589 73
Arraial do Cabo 1755 93
Cabo Frio 15618 902
Iguaba Grande 5581 147
São Pedro da Aldeia 7054 290
Saquarema 4655 243
Últimas notícias sobre a COVID-19
ECONOMIA

Uso inteligente da água é importante aliado durante a pandemia do coronavírus

Controlar o consumo e evitar o desperdício são fundamentais para garantir abastecimento e não impactar o orçamento doméstico

22 abril 2020 - 17h15Por Redação

Insumo essencial para a vida e para a higiene, a água ganhou ainda mais importância nas últimas semanas por ser uma aliada contra a Covid-19, pois com o sabão, é responsável pela limpeza das mãos, superfícies e objetos, evitando a contaminação. O reforço da medida, no entanto, deve vir acompanhado do uso consciente da água, evitando excessos e desperdícios, a fim de não impactar o fornecimento de água e o orçamento das famílias.

Recomendado pela Organização Mundial de Saúde, o isolamento social para conter a disseminação do vírus e a sobrecarga do sistema de saúde, impôs aos lares uma nova rotina e com mais gente por mais tempo em casa a atenção aos hábitos deve ser redobrada. “É importante que as orientações das autoridades sanitárias sejam atendidas, como o aumento do número de vezes que limpamos os ambientes e higienizamos as mãos e os punhos, mas não podemos negligenciar alguns cuidados, como fechar a torneira enquanto lavamos as mãos ou escovamos os dentes”, exemplifica o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

Desde o início da quarentena, a empresa tomou diversas medidas para garantir a operação dos sistemas de água e esgotamento sanitário. Para manter o trabalho contínuo, os colaboradores operacionais redobraram os cuidados e passaram a contar com máscaras e álcool em gel em suas rotinas. As equipes que desenvolvem atividades administrativas passaram a trabalhar em casa e o atendimento comercial foi ampliado, oferecendo opções de contato com os usuários. “A segurança das pessoas é o mais importante. É por isso que disponibilizamos diversos canais para auxiliar os nossos clientes no que for preciso, online ou presencial. Estamos nas ruas para assegurar que a água tratada chegue aos nossos usuários, que o esgoto seja coletado e tratado e que os clientes recebam o atendimento que precisam. Nós também reconhecemos a nossa responsabilidade em orientar a população para que tenha as melhores práticas de consumo neste período”, reforçou o executivo.

Outra medida importante é checar possíveis vazamentos. As vezes imperceptíveis, infiltrações e vazamentos podem representar um elevado desperdício de água e aumentar a conta que chega no final do mês. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor.

Veja outras dicas:

Fique atento ao tempo do banho

Uma ducha é sempre relaxante, mas não prestar atenção ao tempo, pincipalmente neste momento, pode causar desperdício. Um banho rápido, com o tempo necessário para fazer a higienização do corpo é o ideal. Para potencializar a economia, desligue o chuveiro ao lavar os cabelos e ao se ensaboar.

Ensaboe a louça de uma só vez

Com o auxílio de um guardanapo, retire as sobras de comida antes de lavar a louça. Ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Lavando os utensílios menos engordurados primeiro evita espalhar a gordura para os demais.

Limite o uso da máquina de lavar

Acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez e utilize a máquina de lavar roupas na capacidade máxima e em ciclos completos de lavagem. Alguns eletrodomésticos mais modernos oferecem um modo econômico, capaz de gastar até 30% menos água e energia.

Reaproveite a água da máquina de lavar

A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada para lavar pisos e quintal.

Feche bem as torneiras

Uma torneira vazando pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Se perceber esse problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto. Se a resolução for demorar alguns dias, não deixe de recolher a água para que seja possível reutilizá-la.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.