A Unidade de Pronto Atendimento que funciona em Tamoios, no Segundo Distrito de Cabo Frio, passará por reformas na estrutura do prédio. A ação foi confirmada pelo prefeito José Bonifácio (PDT), nesta quinta-feira (14). Pelas redes sociais, o prefeito negou que a unidade será fechada e disse que o atendimento continuará a ser prestado à população durante o período de obras, cujo início não foi informado.
Em depoimento ao jornalista Juarez Volotão, da Nossa Rádio, o prefeito disse que o serviço deverá ser transferido para o Hospital de Tamoios, atualmente fechado, mas não falou em prazos.
– Estamos preparando com calma. Não há condições de fazer obra e funcionar ao mesmo tempo. Então a possibilidade quase certeira é que nós iremos tranferiri durante o período de realização das obras o atendimento para as instalações do Hospital de Tamoios, que ainda não está em condições de funcionar, mas que nós estamos preparando para todas essas condições. Na segunda, eu tenho uma reunião com a equipe da Secretaria de Saúde para termos um cronograma de quando isso poderá contecer – declarou.
Em nota enviada para a reportagem, a Prefeitura de Cabo Frio disse que está realizando o planejamento para uma intervenção de melhorias no prédio, o que foi constatado durante vistoria técnica realizada pela Secretaria de Obras. O laudo apontou as adequações que precisam ser feitas para garantir a segurança dos usuários e dos profissionais de saúde, além da preservação do patrimônio público. Um dos principais problemas constatados está no piso da unidade que está cedendo.
Segundo a Prefeitura, o atendimento segue ocorrendo normalmente na UPA de Tamoios, e que a população será devidamente informada sobre as mudanças necessárias antes de qualquer alteração no serviço.
Esta é a segunda reforma pela qual a UPA de Tamoios passará em menos de dois anos. Na ocasião, a unidade ficou fechada entre novembro de 2019 e maio de 2020, na gestão do ex-prefeito Adriano Moreno. O secretário de Saúde, Felipe Fernandes, disse que a situação está sendo apurada.
– Sabemos que a UPA passou por uma obra há um ano atrás. Estamos verificando o contrato, se há como acionar a empresa que fez a obra ou se será nós mesmos que teremos que fazer uma nova licitação. Ainda não vamos colocar prazo. Sabemos que há sim a necessidade da UPA de Tamoios passar por uma reforma – disse o secretário, também em entrevista à rádio.