Assine Já
terça, 20 de abril de 2021
Região dos Lagos
26ºmax
19ºmin
http://www.alerj.rj.gov.br/
http://www.alerj.rj.gov.br/
TEMPO REAL Confirmados: 34054 Óbitos: 1273
Confirmados Óbitos
Araruama 8675 279
Armação dos Búzios 4115 54
Arraial do Cabo 1200 64
Cabo Frio 9216 453
Iguaba Grande 3308 82
São Pedro da Aldeia 4728 188
Saquarema 2812 153
Últimas notícias sobre a COVID-19
MEIO AMBIENTE

Tucano com pata machucada é resgatado pela Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia

Ave foi encaminhada ao Instituto BW, em Araruama, onde passará por exame de raio-x e receberá tratamento veterinário

27 fevereiro 2021 - 13h00Por Rodrigo Branco

Um tucano de bico amarelo (Ramphastos toco) foi resgatado pela Guarda Ambiental de São Pedro da Aldeia, nesta sexta-feira (26), após ser levado à sede da Secretaria de Meio Ambiente com uma das patas machucadas. A ave, que caiu no quintal de um morador, foi encaminhada ao Instituto BW, em Araruama, que promove a reabilitação de animais debilitados antes de devolvê-los à natureza. O procedimento foi autorizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A espécie, considerada um dos símbolos da biodiversidade no país, não era encontrada no Estado do Rio de Janeiro há alguns anos, mas tem aparecido com frequência e dividido espaço com o tucano-de-bico-preto, natural da região.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente, Raquel Trevizam, não dá pra afirmar qual a origem da ave resgatada. “Alguns grupos dessa espécie têm se estabelecido no Rio. No entanto, por ser tão linda, ela também sofre com o tráfico animal. O tucano que encontramos não apresentava indícios de cativeiro nem anilha, mas estava sozinho. Eles geralmente vivem na natureza em pares ou em bando”, explicou. Para ter um Tucano Toco é necessário obter autorização do Ibama.  

Animais silvestres, quando encontrados em área urbana, precisam ser resgatados pela Guarda Ambiental do município. Os agentes podem ser acionados através do número 153 e são os responsáveis por encaminhar os animais que necessitam de atendimento veterinário ao Instituto BW. A organização não governamental já recebeu a visita da Secretária de Meio Ambiente, Raquel Trevizam, e do Secretário de Agricultura, Thiago Ribeiro. 

A médica veterinária e presidente do instituto, Paula Baldassin, explicou que o estado de saúde do tucano é aparentemente bom, mas aguarda o resultado dos exames. “Ele já está voando no recinto externo e estamos aguardando os resultados do hemograma. O exame de raio-x na pata machucada será realizado ainda neste sábado”, explicou.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.