quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Transformação verde: aldeense planta árvores em antiga área de lixão no Baixo Grande

Maurício Rodrigues já conseguiu revitalizar outros pontos da cidade, nos bairros São José, Bela Vista e Parque Estoril

10 julho 2021 - 07h00Por Redação
Transformação verde: aldeense planta árvores em antiga área de lixão no Baixo Grande

As mãos de Maurício Rodrigues revolvem a terra com cuidado, para receber mais uma muda de árvore no lugar onde antes só havia resíduos plásticos, latas e materiais inservíveis. Ele trabalha tranquilamente, alheio ao vaivém frenético de veículos, alguns metros acima, já que o jardim plantado pelo profissional autônomo de 31 anos fica aos pés de um barranco localizado na rodovia RJ-140, no Bairro Baixo Grande, próximo do limite entre os municípios de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. 

Com dedicação e paciência, Maurício usa o tempo livre para começar a transformar a área que fica próxima à Escola Municipal Maria Celeste de Campos, antes um ‘lixão’, em um jardim onde brevemente as famílias da localidade poderão frequentar. Ele comenta que recebe da Secretaria Municipal de Agricultura a maioria das doações das mudas. De moradores e amigos, ele recebe o material, como os pneus velhos, usados como canteiros sustentáveis.

Desta forma, já conseguiu revitalizar outros pontos da cidade nos bairros São José, Bela Vista e Parque Estoril.
Maurício explica que a razão para o trabalho na encosta da pista é também de segurança, e não apenas ambiental e paisagístico.

– Aqui na descida do Baixo Grande, o pessoal começou a jogar lixo desde que começou a ter pista. A Prefeitura, quando vinha jogar o lixo, tirava um pouco do barranco da pista. Então a gente teve essa ideia, para evitar que a pista ceda. A gente também fala muito que é para conscientizar as pessoas que a gente pode reciclar o lixo, descartar da forma certa. Pode cuidar do nosso bairro e não precisa depender 100% da Prefeitura. A gente pode fazer um pouquinho pela nossa cidade – explica o autônomo.

A inspiração para o trabalho vem do período em que Maurício viveu em Curitiba, capital paranaense, que é referência mundial em sustentabilidade ambiental. Do Sul, veio a ideia de arborizar áreas degradadas com coqueiros, palmeiras-imperiais, palmeiras garrafinhas e arbustos. No Baixo Grande, ele prepara um corredor de ipês, onde os frequentadores poderão passar por uma espécie de ‘tapete de flores’. 

Não bastasse a importância para a comunidade, o trabalho também tem ares de ‘higiene mental’ para Maurício, que relata muitas vezes não ver a hora passar enquanto se dedica ao plantio e a arrumação dos seus jardins. 
– Faço para distrair um pouco da mente. É uma terapia, ainda mais num tempo que a gente vive hoje, com Covid, com tudo. Muita depressão, então a gente distrai um pouquinho a mente também – relata.