terça, 18 de junho de 2024
terça, 18 de junho de 2024
Cabo Frio
21°C
Park lagos
Park Lagos 2
Geral

TIM ativa 5G em Itaguaí, Angra dos Reis, Paraty, Búzios e Friburgo

Operadora passa a cobrir todos os municípios da Costa Verde e avança na Baixada Fluminense e nas regiões Serrana e dos Lagos, chegando a 19 municípios com a nova tecnologia

08 setembro 2023 - 11h06Por Redação

A TIM acabou de ativar o sinal 5G em Itaguaí, Angra dos Reis, Paraty e Búzios, levando agora a nova tecnologia de redes móveis para 18 cidades em todo o Rio de Janeiro. Com a ativação do serviço em Angra e Paraty, a operadora passa a cobrir todos os municípios da Costa Verde, onde o serviço já está à disposição em Mangaratiba, e avança ainda mais na Região Metropolitana, com a chegada na vizinha Itaguaí, na Baixada. Com a cobertura em Búzios, a TIM amplia o seu alcance na Região dos Lagos, um dos maiores polos turísticos fluminenses, onde o 5G já está presente em Cabo Frio desde julho. O mesmo acontece na Região Serrana, com a nova tecnologia agora em Nova Friburgo, além de Petrópolis e Teresópolis. 

O 5G puro está disponível agora em todos os 164 bairros da capital, além das cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Angra, Mangaratiba, Paraty, Búzios, Cabo Frio, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Magé, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Campos, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. No estado do Rio a TIM já são mais de mil antenas licenciadas, o que correspondente a quase metades das estações fluminenses. Em todo o país, já são mais de 6 mil equipamentos da operadora. 

Ao mesmo tempo, em Minas, a TIM está ativando o 5G em Ouro Preto, Uberaba e Sete Lagoas. Simbolicamente, a operadora acaba dando um novo significado à Estrada Real, criada no século XVIII para ser o principal caminho para transportar ouro e diamantes extraídos em Minas Gerais, ligando Ouro Preto a Paraty — ambas consideradas patrimônios mundiais da Humanidade pela Unesco — e ao Rio.  

“Chegamos agora a cinco cidades pujantes. Paraty, além de toda a sua importância histórica e cultural, é um importante polo turístico, junto com Angra dos Reis e Mangaratiba. Agora, é ampliar ainda mais o serviço na Costa Verde. Na Região dos Lagos, entramos em outra cidade turística internacional, que é Búzios, mais um grande destino para viajantes na América do Sul. Chegamos a Itaguaí, sede de um porto vital para a logística do Sudeste e ampliamos o 5G na Região Serrana, com Nova Friburgo, importante polo de moda no estado”, enumera Daniel de Oliveira, diretor comercial da TIM para o Sudeste. “Com isso, avançamos ainda mais os nossos investimentos em tecnologia em prol do desenvolvimento e transformação digital da economia, da conectividade e dos serviços oferecidos à população no Estado do Rio de Janeiro”, conclui. 

A ampliação endossa um reconhecimento importante para o trabalho da operadora com foco na qualidade do serviço: recentemente, a TIM foi vencedora do prêmio "Qualidade Consistente”, conforme último relatório publicado pela empresa de análise de serviços móveis Opensignal. A categoria avalia a frequência com que a experiência dos usuários em uma rede é adequada para atender às demandas dos aplicativos mais exigentes por eles utilizados. A empresa também foi a primeira colocada em “Alcance 5G” e “Disponibilidade 5G”, ratificando a sua liderança na tecnologia. 

Para usar o 5G da TIM, basta possuir um smartphone compatível com a tecnologia, sem necessidade de troca de chip. Com quase metade das antenas do país, a TIM continuará expandindo a cobertura 5G fluminense, de acordo com as demandas de mercado e a viabilidade técnica de cada região.