Assine Já
quarta, 26 de janeiro de 2022
Região dos Lagos
32ºmax
22ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 57760 Óbitos: 2243
Confirmados Óbitos
Araruama 12913 456
Armação dos Búzios 7361 73
Arraial do Cabo 2014 93
Cabo Frio 16940 938
Iguaba Grande 5610 148
São Pedro da Aldeia 8267 292
Saquarema 4655 243
Últimas notícias sobre a COVID-19
COMEÇO DE SEMANA DIFÍCIL

Temporal causa estragos e traz transtornos para municípios da Região dos Lagos

Forte chuva na madrugada desta segunda (6) provocou inúmeros pontos de alagamento

06 dezembro 2021 - 11h50Por Redação

Os municípios da Região dos Lagos sentem os efeitos de um forte temporal que caiu na madrugada desta segunda-feira (6). O grande volume de chuva causou estragos e transtornos para moradores e quem saiu para trabalhar neste começo da semana. Em toda região, ruas ficaram alagadas e faltou energia elétrica em alguns bairros. Cabo Frio e Araruama foram as cidades mais atingidas.

Em Cabo Frio, a chuva provocou alagamento em ruas dos bairros Guarani, Jardim Caiçara, Portinho, Palmeiras, Jardim Esperança e Parque Burle. Muitos moradores tiveram dificuldade para sair de casa para trabalhar. Alguns tiveram a residência invadida pela força da água. Uma árvore caiu próximo à Fonte do Itajuru, mas sem registro de feridos ou prejuízos materiais. No Centro, foram registrados pontos de alagamento na Rua 13 de Novembro, próximo à Sociedade Musical Santa Helena, e na avenida Nilo Peçanha. 

Parte da rua foi interditada por causa de um grande buraco aberto na esquina com a Rua José Bonifácio, próximo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção. Os motoristas devem evitar o local.  Desde o começo da manhã, equipes da Defesa Civil, da Comsercaf e da Secretaria de Obras circulam pela cidade para desobstruir bueiros e resolver o problema dos alagamentos. De acordo com o Projeto Costa do Sol de Defesa Civil, choveu 89,9 mm nas últimas 12 horas, na região central da cidade. Com falta de energia, o Shopping Park Lagos não abriu no horário de costume, às 10h. 

Em Araruama, oito casas desabaram na localidade de Condomínio 2, no distrito de Iguabinha. As famílias estão sendo cadastradas pela Secretaria de Política Social, para que sejam instaladas em novas moradias. Segundo a Prefeitura, os imóveis estavam construídos de forma irregular, abaixo do nível da Lagoa e do rio.. A tempestade, que começou por volta das 2h, também castigou ruas no bairro Fazendinha, Havaí e Novo Horizonte. 

Em São Pedro da Aldeia, o impacto foi maior nos bairros Porto da Aldeia e Jardim Morada da Aldeia, mas a Defesa Civil Municipal não registrou desabamentos ou pedidos de resgate de pessoas desalojadas. Por sua vez, em Arraial do Cabo, a água inundou o acesso alternativo pela Rebeche, aberto  durante as obras de contenção da encosta da RJ-140, na Prainha, que devem ser inauguradas nesta terça (7). Houve inundação ainda em ruas da região central, na Praia Grande e nos distritos de Figueira e Monte Alto.

Força da chuva derrubou árvore perto da Fonte do Itajuru – Alcineu Ribeiro

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.