Assine Já
quarta, 20 de outubro de 2021
Região dos Lagos
18ºmax
14ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Teatro Municipal passa por reformas a partir de abril

Obra garantirá segurança e a acessibilidade do público ao espaço cultural

04 abril 2019 - 09h32
Teatro Municipal passa por reformas a partir de abril

O Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb vai passar por reformas ainda neste mês de abril. O objetivo principal é garantir a segurança e a acessibilidade do público.

Segundo o arquiteto Sérgio Nogueira, da Secretaria Municipal de Cultura, entre as intervenções estão a colocação de portas para evacuação do espaço em casos de pânico e a ampliação dos espaços entre as fileiras dos assentos da plateia.

O palco também receberá melhorias, especialmente no fosso que fica sob o assoalho, que permite o uso de recursos cênicos. A parte externa do prédio  receberá uma nova iluminação e troca de pisos, com a colocação de um revestimento antiderrapante.

O local ganhará, ainda, dois painéis em grafite: um no foyer e um na entrada, no lado externo, próximo à bilheteria. As obras de arte serão feitas por artistas locais a serem selecionados por meio de um concurso.

“A previsão é que a reforma seja iniciada até o meado deste mês, e que tenha duração de quatro meses”, afirmou o arquiteto Sérgio Nogueira.
Apesar de estar com as atividades suspensas nas áreas do palco e da plateia desde outubro do ano passado, as atividades pedagógicas não foram interrompidas e são realizadas em uma sala uma sala anexa.

Teatro sedia o Curso Livre de Artes Amena Mayal – Uma das atividades pedagógicas que está em andamento no Teatro Municipal é o Curso Livre de Artes Amena Mayal. O curso inclui dança, teatro, memória e cultura popular. As aulas começaram nesta semana e, ao mesmo tempo que tem o objetivo de formar artistas, o curso faz homenagem a uma importante figura da cultura da Região dos Lagos.

“Um dos temas abordados nas aulas é a ‘cultura popular’ e reconhecemos que muito da nossa memória dos últimos 40 anos nós devemos à Amena Mayal. Ela é responsável pela formação de artistas de algumas gerações. E através deste curso participará também da formação desta nova geração, que é mais consciente dos valores da nossa terra”, conclui Bruno Peixoto, integrante do corpo gestor do local.

O Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb está localizado na Rua Aníbal Amador do Vale, s/nº,  próximo à Praia do Forte.