O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) apreciou representação que alegava a existência de irregularidades na formalização do Edital de Concorrência Pública para a concessão dos serviços de transporte coletivo da cidade de Araruama. Em sessão telepresencial nesta quarta-feira (15), a Corte de Contas aprovou por unanimidade o voto do conselheiro Rodrigo M. do Nascimento, que considerou a representação parcialmente procedente e comunica o atual prefeito municipal informando-lhe não haver mais óbice ao prosseguimento do certame, cujo valor estimado é de R$ 258.339.047,05 pelo prazo de 15 anos, prorrogáveis por mais cinco.
Esta foi a quarta submissão do processo ao plenário do TCE-RJ. Em sua decisão, a Corte de Contas libera o certame desde que o Poder Executivo faça as alterações necessárias no edital. Ao todo, foram solicitadas oito correções. A principal delas, destacada pelo relator em seu voto, foi o pedido de redução significativa da taxa interna de retorno estimada para o projeto de concessão, que deverá ser fundamentada em estudos econômico-financeiros que reflitam o cenário macroeconômico e a percepção de risco do negócio.
Outra modificação que deverá ser feita pela Prefeitura de Araruama é a revisão dos valores estimados dos itens relativos às despesas operacionais e de investimentos, com a finalidade de identificar possíveis defasagens ou inconsistências nos referidos valores. O jurisdicionado também deverá incluir na minuta contratual a obrigatoriedade de realização de estudo prévio analisando o interesse público e a vantajosidade em eventual prorrogação da concessão, em detrimento de novo certame licitatório. Este estudo deverá apreciar todos os aspectos econômico-financeiros envolvidos nas duas opções.
O voto determinou também que a Secretaria-Geral de Controle Externo do TCE-RJ inclua o cumprimento das determinações deste processo e a fiscalização da execução do contrato de concessão no Plano Anual de Auditorias Governamentais de 2021 ou 2022 da Corte de Contas.

Uma das modificações que deverá ser feita pela Prefeitura de Araruama é a revisão dos valores estimados dos itens relativos às despesas operacionais e de investimentos - Crédito: Reprodução (Fala Araruama)


