quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
CIDADANIA E SAÚDE

Superintendência LGBTI+ de Cabo Frio passa a emitir Cartão Nacional do SUS

Segundo órgão, descentralização da atividade garante acessibilidade, em especial, para travestis e transexuais

28 janeiro 2020 - 14h29Por Redação
Superintendência LGBTI+ de Cabo Frio passa a emitir Cartão Nacional do SUS

O serviço de emissão do Cartão Nacional do SUS (CadSus) passa a ocorrer também na sede da Superintendência de Políticas Públicas LGBTQ+ do município, a partir da próxima segunda-feira (3) das 9h às 17h. O atendimento ocorria anteriormente apenas nos Postos de Atendimento Médico (PAM). A descentralização da atividade garante acessibilidade e atendimento adequado, em especial para travestis e transexuais por conta da vulnerabilidade social.

A reunião, que decidiu pela mudança no atendimento, ocorreu nesta segunda-feira (27), na sede da Coordenação de Atenção Básica do Município. Estiveram presentes o superintendente da pasta Mateus Cardoso, Karin Neto, coordenadora de Regulação Regional Estadual, Luiz Ribeiro, auxiliar administrativo da Secretaria de Saúde e Alexandro Silva, coordenador da Estratégia de Saúde da família (ESF).

Matheus Cardoso esclarece que o serviço não é exclusivo para a Comunidade LGTBI+, apesar desses serem prioridade já que travestis e transexuais, por conta da vulnerabilidade, tem mais dificuldades para ter os direitos respeitados, como o uso do nome social.

"É fundamental a descentralização da emissão do Cartão Nacional de Saúde, principalmente para população transexual que infelizmente acaba não tendo acesso a este serviço em virtude da discrimninação. Hoje, temos um grande avanço na saúde pública e espero que seja o primeiro de muitos", diz Matheus.

O presidente do Grupo Iguais, Rodolpho Campbell, celebra a conquista da comunidade. “Próximo da data de celebração do dia Nacional da visibilidade do Trans essa conquista vem num momento oportuno. A população Trans precisa de inclusão social e acesso digno a saúde. Aprovamos isso no Plano Municipal de Saúde, quando estávamos no Conselho Municipal de Saúde e hoje de fato conseguimos efetivar essa ação”, conclui.

Câmara Temática

A Superintendência de Políticas Públicas LGBTQ+ promove a Primeira Câmara Temática Municipal LGBTI+ no município na próxima quarta-feira (29), às 9h, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e da Mulher (Sedesdim). O tema da capacitação será “Transexualidade: Educação, Saúde e Empregabilidade” e o objetivo do encontro é combater e diminuir o preconceito e discriminação relacionados à comunidade LGBTI+. O evento é aberto ao público.

A sede da Superintendência de Políticas Públicas LGBTQ+ fica localizada na Av. Nossa Sra. da Assunção, 15 - bairro Passagem.