Assine Já
domingo, 27 de setembro de 2020
Região dos Lagos
31ºmax
18ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 8099 Óbitos: 418
Confirmados Óbitos
Araruama 1625 102
Armação dos Búzios 487 10
Arraial do Cabo 248 15
Cabo Frio 2555 140
Iguaba Grande 684 36
São Pedro da Aldeia 1323 51
Saquarema 1177 64
Últimas notícias sobre a COVID-19
CIDADANIA E SAÚDE

Superintendência LGBTI+ de Cabo Frio passa a emitir Cartão Nacional do SUS

Segundo órgão, descentralização da atividade garante acessibilidade, em especial, para travestis e transexuais

28 janeiro 2020 - 14h29Por Redação
Superintendência LGBTI+ de Cabo Frio passa a emitir Cartão Nacional do SUS

O serviço de emissão do Cartão Nacional do SUS (CadSus) passa a ocorrer também na sede da Superintendência de Políticas Públicas LGBTQ+ do município, a partir da próxima segunda-feira (3) das 9h às 17h. O atendimento ocorria anteriormente apenas nos Postos de Atendimento Médico (PAM). A descentralização da atividade garante acessibilidade e atendimento adequado, em especial para travestis e transexuais por conta da vulnerabilidade social.

A reunião, que decidiu pela mudança no atendimento, ocorreu nesta segunda-feira (27), na sede da Coordenação de Atenção Básica do Município. Estiveram presentes o superintendente da pasta Mateus Cardoso, Karin Neto, coordenadora de Regulação Regional Estadual, Luiz Ribeiro, auxiliar administrativo da Secretaria de Saúde e Alexandro Silva, coordenador da Estratégia de Saúde da família (ESF).

Matheus Cardoso esclarece que o serviço não é exclusivo para a Comunidade LGTBI+, apesar desses serem prioridade já que travestis e transexuais, por conta da vulnerabilidade, tem mais dificuldades para ter os direitos respeitados, como o uso do nome social.

"É fundamental a descentralização da emissão do Cartão Nacional de Saúde, principalmente para população transexual que infelizmente acaba não tendo acesso a este serviço em virtude da discrimninação. Hoje, temos um grande avanço na saúde pública e espero que seja o primeiro de muitos", diz Matheus.

O presidente do Grupo Iguais, Rodolpho Campbell, celebra a conquista da comunidade. “Próximo da data de celebração do dia Nacional da visibilidade do Trans essa conquista vem num momento oportuno. A população Trans precisa de inclusão social e acesso digno a saúde. Aprovamos isso no Plano Municipal de Saúde, quando estávamos no Conselho Municipal de Saúde e hoje de fato conseguimos efetivar essa ação”, conclui.

Câmara Temática

A Superintendência de Políticas Públicas LGBTQ+ promove a Primeira Câmara Temática Municipal LGBTI+ no município na próxima quarta-feira (29), às 9h, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e da Mulher (Sedesdim). O tema da capacitação será “Transexualidade: Educação, Saúde e Empregabilidade” e o objetivo do encontro é combater e diminuir o preconceito e discriminação relacionados à comunidade LGBTI+. O evento é aberto ao público.

A sede da Superintendência de Políticas Públicas LGBTQ+ fica localizada na Av. Nossa Sra. da Assunção, 15 - bairro Passagem.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.