terça, 16 de abril de 2024
terça, 16 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Sonho de um campus da Uerj continua distante de Cabo Frio

Sem local para se instalar, universidade confirma que situação segue sem desfecho

07 fevereiro 2023 - 10h51Por Redação
Sonho de um campus da Uerj continua distante de Cabo Frio

Aguardada desde outubro de 2021, quando anunciada durante a inauguração do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, no Jardim Flamboyant, em Cabo Frio, a instalação de um campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) na cidade continua sem data. “Até o momento, não temos informações a acrescentar”, informou  à Folha esta semana a assessoria da universidade,

O recente posicionamento da assessoria Uerj reforça a notícia veiculada pelo jornal ainda antes da eleição de 2022: a instalação do campus da universidade estadual em Cabo Frio estava longe de uma definição, devido à briga judicial envolvendo a desapropriação do prédio da Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos).

Em julho de 2022, o governador, Cláudio Castro, e o então secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Dr. Serginho (que reassumiu a pasta no último dia 2 de janeiro, após ser reeleito deputado estadual), anunciaram que o vestibular aconteceria até o fim do ano passado. No entanto, no dia 3 de outubro, um dia após a eleição, o próprio reitor da Uerj, Mario Carneiro, confirmou que o vestibular para Cabo Frio estava suspenso por tempo indeterminado.

Em setembro do ano passado (dois meses após o anúncio de que o vestibular seria realizado até dezembro), a universidade chegou a afirmar que ainda não estava instalada no prédio da Ferlagos devido a “obras de adaptação para receber os alunos” (que ainda nem haviam começado).

Em recente entrevista à Folha, Serginho, lembrou que a desapropriação do prédio da Ferlagos se encontra em curso, mas que “há uma resistência por parte de quem o administra, por questões financeiras”.

Sem o prédio da Ferlagos para abrigar a Uerj, em outubro do ano passado, logo após às eleições, o deputado Dr. Serginho e o então secretário estadual de Educação, Alexandre Valle, chegaram a anunciar que a Uerj poderia ocupar, de forma provisória, algumas salas do tradicional Colégio Miguel Couto, na Praia do Forte. A notícia ocasionou uma série de protestos de alunos e professores, que temem que a Uerj acabe ocupando todo o prédio, gerando a extinção do colégio. Serginho negou essa possibilidade, no entanto.

 

: “É zero o risco de retirar os alunos dali”, disse à época. “Essa é uma apreensão que não deveria nem existir, uma vez que tudo é feito por contrato”, garantiu.
Enquanto a situação da Ferlagos e do Miguel Couto não se resolvem, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia enviou nota à Folha, em dezembro, confirmando haver interesse em instalar a universidade estadual no município aldeense. As negociações, segundo o comunicado, estariam em fase inicial.