Um soldado do Exércíto brasileiro foi detido no domingo (7) pela Polícia Militar em Araruama durante o desfile cívico da Independência. De acordo com a PM, o homem de 19 anos foi flagrado usando uma farda de 2º tenente, no entanto, ele é soldado, o que é proibido.
O militar do Exército foi encaminhado para a 118ª DP (Araruama) onde prestou depoimento. Ele serve ao Exército no Forte de Niterói e deverá ser autuado por transgressão militar. A PM não explicou porque o soldado levantou suspeitas ou como ele foi abordado.
O tenente Ibrahim do 25º BPM (Cabo Frio) desconfiou do jovem que estava vestido com o uniforme do Exército Brasileiro por causa da aparente idade dele, que não era compatível com a de um tenente da corporação das Forças Armadas.
Ao tentar abordá-lo, o militar tentou fugir, mas foi cercado e caputrado pela equipe da PM. Ele apresentou uma identidade falsa e levado para a delegacia, foi constatado que o verdadeiro nome do militar era Gabriel Soares, de 19 anos. O soldado estava com uma condecoração referente a dez anos sem punição, operações especiais, missão de paz no Haiti, paraquedista de praça e de oficial. Uma escolta do Exército foi enviada para conduzi-lo. A ocorrência foi registrada na 118ª DP (Araruama).