terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Situação de creche municipal em Cabo Frio preocupa pais de alunos

Unidade no bairro Tangará está com problemas na estrutura do telhado do pátio

05 abril 2019 - 10h04
Situação de creche municipal em Cabo Frio preocupa pais de alunos

TOMÁS BAGGIO

A situação da Creche Municipal Neusa Agualusa, no bairro Tangará, está preocupando pais de alunos. O relato foi enviado ontem Vanderson Lopes, pai de uma menina de 2 anos matriculada na unidade de ensino, para a redação da Folha.

O principal problema é uma falha estrutural no telhado do pátio, que precisou ter as telhas retiradas e que, atualmente, tem parte da estrutura sustentada por escoras metálicas, como deverá ficar até a realização de obras. Vanderson também cita falta de ventiladores, reclama da ligação de energia elétrica e afirma que os pais irão fazer uma rifa para comprar tatames para as crianças poderem se sentar com mais conforto.

- O telhado do pátio foi removido e está com uma escora. A estrutura está com rachaduras, é um perigo de cair nas crianças porque elas passam por ali para entrar e sair. Além disso não tem ventilador nas salas, quando chove entra água e não tem tatame para as crianças ficarem a vontade. Nós, pais, estamos fazendo uma rifa para comprar alguns tatames para as crianças não ficarem no chão - disse Vanderson.

A Escola Municipal de Educação Infantil Neusa Agualusa fica na Rua Nelson Mandela. Atualmente atende em horário integral a 77 alunos do segmento Educação Infantil, sendo a Creche II composta de crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses; e Creche III de 2 anos até 2 anos e 11 meses. Possui pátio coberto, que atualmente está sem partes do telhado, mas não dispõe de quadra esportiva. A equipe é composta por 13 profissionais de educação.  

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, "depois de uma visita técnica à escola, para análise dos possíveis riscos, o setor de engenharia observou problemas na viga de madeira que faz a sustentação do telhado". 

A Secretaria de Educação disse ainda que "foram retiradas as telhas para diminuir o peso e impacto na estrutura, além de colocação de escoras metálicas para sustentação", e garantiu que "está em andamento um processo licitatório para recuperação da estrutura do telhado e que a situação estrutural da escola vem sido constantemente monitorada pelos técnicos". Não foram informados o custo estimado para a obra e o prazo previsto para conclusão.

Sobre a fonte de energia, a Secretaria de Educação informou que a creche tem a rede elétrica compartilhada com a Escola Municipal Loemari Garcia Barreto. 

"A situação é um problema anterior à gestão atual e a Secretaria informa que já pediu à empresa responsável a instalação de um quadro de energia separado para a unidade", diz a nota.

Sobre a falta de ventiladores, a Secretaria de Educação informou ter assinado um contrato com a empresa fornecedora, e que a distribuição para as unidades de ensino com necessidade de receber os equipamentos será feita a partir da segunda-feira (8). Informou ainda que o processo licitatório para a aquisição dos ventiladores foi aberto em setembro de 2018.

Aumento de vagas nas escolas

Em janeiro deste ano, o secretário de Educação de Cabo Frio, Cláudio Leitão, concedeu entrevista à Folha e disse que uma das prioridades para o ano letivo de 2019 seria a abertura de novas vagas na rede de ensino. Se no ano passado a rede municipal terminou com cerca de 30 mil alunos, a ampliação esticou o número para cerca de 34 mil vagas neste ano. 

- Neste ano estamos criando uma grande ampliação de vagas. Passando de 30.800 no ano passado para quase 35 mil. Estamos ampliando cerca de 4 mil vagas. E o Adriano vai ser o prefeito que vai zerar o deficit de pré-escola. A partir de 2019 não faltarão vagas nem para o ensino fundamental, que já não tinha déficit, e nem para a pré-escola, que vai zerar o déficit. Para as creches, também estamos aumentando as vagas, mas ainda não será possível zerar o déficit. Vai manter um certo déficit - disse o secretário, completando:

- Essas vagas estão sendo criadas em todos os níveis. Neste ano serão mais três escolas inauguradas. Professora Maria Salvadora Silva, em Maria Joaquina, Professora Janaína Teles Martins, no 2º Distrito e Escola Municipal Maria Helena Bello da Costa, também no  2º Distrito. Tem ainda a Escola Professor José Francisco da Silveira Júnior, no Minha Casa Minha Vida, que já tinha sido inaugurada (no ano passado) e começa a funcionar a partir de agora. Sem falar na Escola Alfredo Castro, no Jardim Caiçara, que será reinaugurada em fevereiro. E para 2020 vamos fazer a nova escola Luiz Lindenberg, no Guarani - afirmou Cláudio Leitão.

O secretário disse ainda que daria início a um amplo processo de reforma das escolas.

- Metade das unidades da rede está com grandes dificuldades estruturais. Quando entramos no governo, fizemos uma revisão das licitações deixadas (pela gestão anterior) para a reforma de algumas escolas. Agora essas licitações estão saneadas, e isso é importante dizer, então vamos dar prosseguimento a elas, além de lançar outras que são necessárias para as demais reformas.