terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
'PROJETO DIÁLOGOS'

Setor turístico de Cabo Frio debate reabertura econômica

Poder público e empresários debateram tema em reunião on-line nesta segunda-feira (13)

13 julho 2020 - 21h09Por Redação

Às vésperas da reativação do setor hoteleiro em Cabo Frio, marcada para esta quarta-feira (15), a Secretaria Municipal de Turismo realizou a primeira reunião geral do Projeto Diálogos, para acompanhamento do processo de reabertura econômica do setor. Integrantes do poder público participaram de uma reunião on-line, nesta segunda-feira (13), com prestadores de serviços turísticos, permissionários, guias, donos de hospedarias, hoteleiros, professores e estudantes das áreas turísticas, proprietários de bares e restaurantes, agentes de viagem, profissionais de marketing, representantes de associações e conselheiros municipais de Turismo.

O secretário municipal de Turismo, Paulo Cotias, mostrou aos participantes como será a terceira e definitiva versão do Plano de Controle e Ação, que terá dados mais objetivos para avaliação da situação da pandemia de coronavírus em Cabo Frio. O secretário explicou ainda o funcionamento do Gabinete de Gestão de Crise e os critérios para a reabertura gradual.

De outro lado, os demais representantes do segmento ressaltaram a importância do diálogo e da participação conjunta do trade turístico no processo e discutiram os cuidados com os protocolos de conduta e higiene. Para o próximo encontro virtual, na próxima semana, serão debatidas as propostas para a retomada gradual do movimento de ônibus de excursão e a organização da retomada das atividades econômicas nas praias e melhor integração dos permissionários no planejamento e desenvolvimento das políticas publicas de turismo. A discussão terá a participação das secretarias de Mobilidade Urbana e Ordem Pública.

Como próximas ações e projetos, o secretário de Turismo informou que o município implantará a segunda edição da Feira Virtual Cabo Frio Artesanal; atendimento histórico digital nos roteiros históricos, religiosos e culturais; Walking Tour Colaborativo WTC/Caminhos da História para os Guias de Turismo; Programa de Qualificação em Turismo, com a oferta gratuita de cursos online; continuidade da campanha de reposicionamento de marketing "Cabo Frio Cidade Sol"; reativação das Centrais de Atendimento ao Turista; reabertura do "Museu do Surf" e dos espaços culturais (em pareceria com a Secretaria de Cultura) e a primeira edição do Salão Virtual de Turismo de Cabo Frio, entre 27 de agosto e 27 de setembro.

As reuniões do projeto Diálogos acontecerão, a princípio, semanalmente, passando progressivamente para encontros quinzenais e mensais.