Assine Já
terça, 01 de dezembro de 2020
Região dos Lagos
29ºmax
20ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 12398 Óbitos: 542
Confirmados Óbitos
Araruama 2426 118
Armação dos Búzios 1201 16
Arraial do Cabo 427 16
Cabo Frio 3809 182
Iguaba Grande 1129 40
São Pedro da Aldeia 1874 76
Saquarema 1532 94
Últimas notícias sobre a COVID-19
APÓS CRISE

Setor imobiliário tem retomada

Fôlego é recuperado após a crise agravada pela pandemia do coronavírus 

21 novembro 2020 - 10h52Por Julian Viana

O setor imobiliário se recupera gradativamente após meses de crise marcada pela pandemia do novo coronavírus. Corretores imobiliários que atuam na região contam que os juros baixos e a facilidade de acesso a financiamento estão ajudando na retomada dos negócios. 

– As pessoas que estão com o dinheiro guardado sempre optaram, muitas vezes, por investir o dinheiro e gastar com algo que lhes dava prazer. Por conta da pandemia, essas pessoas resolverem comprar imóveis. Aqui em Cabo Frio, por exemplo, tem aparecido muito comprador da terceira idade – conta Márcia Rangel, que atua como corretora de em Cabo Frio há 25 anos. 

Márcia acredita que o momento de conseguir uma boa negociação é agora. 

– O mercado nunca esteve tão aquecido. As pessoas ficam em casa e acabam procurando muitas coisas na internet, inclusive, imóveis. Olham um imóvel bonito, conversam com a família e se perguntam: “por que não adquirir um imóvel agora, neste momento?” Nós nunca tínhamos visto isso. Não esperávamos esse movimento grande, porque a pandemia assustou. Nunca imaginaríamos que teríamos esse retorno tão gratificante – afirma. 

Para Sílvio Bastos, corretor de imóveis, perito e avaliador do Conselho Regional de Corretores e Imóveis (Creci) de Cabo Frio, o setor vem reagindo gradativamente.

 – Por conta da pandemia, muitas pessoas estão com medo de viajar para o exterior, e a nossa cidade [Cabo Frio] possui muitos atrativos, com praias e belezas naturais. Eu arrisco a dizer que a alta temporada terá um grande boom, porque tenho visto uma melhora grande na procura de imóveis – afirma. Ele ainda acredita que há espaço para o cenário melhorar ainda mais em 2021. 

Jefferson Buitrago, também corretor e delegado adjunto do Creci Cabo Frio, pontua que, com a pandemia, muita gente ficou insegura para deixar o dinheiro nas instituições financeiras e aplicações, optando então para a procura de imóveis. Segundo ele, atualmente, os preços estão bons, o que anima bastante o mercado, principalmente os imóveis até a faixa de R$ 500 mil. 
Enquanto isso, Julio Porto, corretor de imóveis há 20 anos na região, fala que, apesar do momento que estamos vivendo, crises sempre mexem com o mercado imobiliário.

 – Muitos proprietários precisam vender seus imóveis e acabam abaixando o valor. Quem tem dinheiro para investir ou está há algum tempo querendo comprar aproveita a oportunidade. Além dos valores mais baixos, os juros para financiamento têm caído, fator que atrai mais compradores. Cabo Frio, Búzios, São Pedro e Arraial estão com muitos lançamentos de condomínios com total infraestrutura de lazer. São excelentes terrenos que estão tendo alta procura – afirmou ele.

O corretor Thiago Santiago acredita que ainda não é possível dizer que o tempo está totalmente favorável porque “a dificuldade para uns gerou a facilidade para outros”.

 – O movimento não está do mesmo jeito, mas está melhorando de maneira gradativa porque os negócios estão começando a andar. Antes o cenário era bem diferente – conclui.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.