sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
APÓS CRISE

Setor imobiliário tem retomada

Fôlego é recuperado após a crise agravada pela pandemia do coronavírus 

21 novembro 2020 - 10h52Por Julian Viana

O setor imobiliário se recupera gradativamente após meses de crise marcada pela pandemia do novo coronavírus. Corretores imobiliários que atuam na região contam que os juros baixos e a facilidade de acesso a financiamento estão ajudando na retomada dos negócios. 

– As pessoas que estão com o dinheiro guardado sempre optaram, muitas vezes, por investir o dinheiro e gastar com algo que lhes dava prazer. Por conta da pandemia, essas pessoas resolverem comprar imóveis. Aqui em Cabo Frio, por exemplo, tem aparecido muito comprador da terceira idade – conta Márcia Rangel, que atua como corretora de em Cabo Frio há 25 anos. 

Márcia acredita que o momento de conseguir uma boa negociação é agora. 

– O mercado nunca esteve tão aquecido. As pessoas ficam em casa e acabam procurando muitas coisas na internet, inclusive, imóveis. Olham um imóvel bonito, conversam com a família e se perguntam: “por que não adquirir um imóvel agora, neste momento?” Nós nunca tínhamos visto isso. Não esperávamos esse movimento grande, porque a pandemia assustou. Nunca imaginaríamos que teríamos esse retorno tão gratificante – afirma. 

Para Sílvio Bastos, corretor de imóveis, perito e avaliador do Conselho Regional de Corretores e Imóveis (Creci) de Cabo Frio, o setor vem reagindo gradativamente.

 – Por conta da pandemia, muitas pessoas estão com medo de viajar para o exterior, e a nossa cidade [Cabo Frio] possui muitos atrativos, com praias e belezas naturais. Eu arrisco a dizer que a alta temporada terá um grande boom, porque tenho visto uma melhora grande na procura de imóveis – afirma. Ele ainda acredita que há espaço para o cenário melhorar ainda mais em 2021. 

Jefferson Buitrago, também corretor e delegado adjunto do Creci Cabo Frio, pontua que, com a pandemia, muita gente ficou insegura para deixar o dinheiro nas instituições financeiras e aplicações, optando então para a procura de imóveis. Segundo ele, atualmente, os preços estão bons, o que anima bastante o mercado, principalmente os imóveis até a faixa de R$ 500 mil. 
Enquanto isso, Julio Porto, corretor de imóveis há 20 anos na região, fala que, apesar do momento que estamos vivendo, crises sempre mexem com o mercado imobiliário.

 – Muitos proprietários precisam vender seus imóveis e acabam abaixando o valor. Quem tem dinheiro para investir ou está há algum tempo querendo comprar aproveita a oportunidade. Além dos valores mais baixos, os juros para financiamento têm caído, fator que atrai mais compradores. Cabo Frio, Búzios, São Pedro e Arraial estão com muitos lançamentos de condomínios com total infraestrutura de lazer. São excelentes terrenos que estão tendo alta procura – afirmou ele.

O corretor Thiago Santiago acredita que ainda não é possível dizer que o tempo está totalmente favorável porque “a dificuldade para uns gerou a facilidade para outros”.

 – O movimento não está do mesmo jeito, mas está melhorando de maneira gradativa porque os negócios estão começando a andar. Antes o cenário era bem diferente – conclui.