quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
R$ 15 MILHÕES DE FUNDEB

Servidores da Educação de Cabo Frio cobram pagamento do salário de dezembro

Categoria apresentará pauta de reivindicações ao secretário Flávio Guimarães nesta segunda-feira (11)

09 janeiro 2021 - 18h17Por Redação

O voto de confiança dos servidores da Educação de Cabo Frio com relação ao novo governo transformou-se em cobrança. Passado o quinto dia útil sem o pagamento dos salários de dezembro, a categoria tratou de demonstrar publicamente a insatisfação. 

Em assembleia virtual realizada nesta sexta-feira (8), cerca de 200 professores e profissionais de ensino elaboraram uma extensa pauta de reivindicações para apresentar ao secretário de Educação, Flávio Guimarães, nesta segunda-feira (11).

Os educadores resolveram elevar o tom após declarações públicas do prefeito José Bonifácio (PDT) de que não toleraria manifestações na Ponte Feliciano Sodré. Além disso, a falta de cadeira no Gabinete de Soluções contra Covid, instituído pelo prefeito, pegou mal junto à categoria. Por fim, os servidores alegam que há R$ 15 milhões em caixa relativos ao Fundo da Educação Básica (Fundeb), valor suficiente para honrar a folha salarial sem atraso.

Além da questão salarial, os educadores pretendem cobrar do secretário a reintegração dos funcionários contratados que foram dispensados no começo da pandemia; a realização do concurso público no próximo mês de março; e a convocação dos aprovados do concurso de 2009, entre outros pontos.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber o motivo da falta de pagamento, apesar de haver dinheiro em caixa, mas ainda não obteve resposta.

E caso ela não venha de forma convincente depois da reunião da próxima segunda, a breve trégua dos educadores tem tudo para se tornar numa panela de pressão com menos de um mês de governo.