O prefeito eleito de Cabo Frio, Serginho Azevedo, manifestou-se de forma crítica sobre a realização da tradicional queima de fogos na virada do ano. Durante uma entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (04), ele afirmou que, diante da grave crise financeira enfrentada pelo município, considera inviável investir na festa enquanto salários de servidores e pagamentos a fornecedores permanecem atrasados.
— Não acho que Cabo Frio deva ter queima de fogos se está devendo salário de servidores e fornecedores - afirmou.
A declaração é uma resposta à informação de que a atual gestão já iniciou o processo para realização do réveillon 2025. Segundo fontes internas da Prefeitura, a festa será modesta, com apenas duas balsas na orla da Praia do Forte e fogos de baixo estampido, cuja licitação estaria em andamento. No entanto, ainda não há qualquer registro relacionado ao evento no Portal da Transparência.
A afirmação de Serginho reforça o tom de austeridade que, segundo ele, marcará o seu governo, que começa em 1º de janeiro de 2025. Na coletiva ele destacou que a prioridade dos primeiros 365 dias será organizar as contas públicas, algo indispensável em uma cidade que, segundo o futuro prefeito, “possui uma dívida que ultrapassa R$ 1,5 bilhão, enquanto o orçamento previsto para 2024 é de R$ 1,6 bilhão”.
Ainda durante a coletiva, Serginho anunciou que na próxima semana fará a apresentação dos secretários municipais e que a gestão será baseada em um modelo de planejamento, execução e monitoramento contínuo. Ele explicou que a proposta é romper com práticas do passado e adotar uma abordagem inovadora, ancorada em dois anos de estudos e debates com diferentes setores da sociedade.
— Segmentamos a sociedade e discutimos cada segmento. Ouvimos as demandas, avaliamos as melhores práticas e alinhamos tudo isso às propostas do plano de governo. O maior desafio será implementar esse novo modelo - explicou.
Um dos pilares dessa nova gestão será o uso de tecnologia para desburocratizar e dar mais eficiência aos processos administrativos. Atualmente, toda a tramitação de documentos na Prefeitura é feita no papel, o que, segundo Serginho, prejudica tanto a população quanto o desenvolvimento econômico do município.
— Em pleno 2024, o cidadão ainda precisa ir fisicamente até a Prefeitura para acessar serviços essenciais. Isso precisa mudar. Vamos implantar o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), que permitirá que todos os processos sejam digitais. Com isso, não só ganhamos agilidade como também aumentamos a transparência - anunciou.
Entre as prioridades para o primeiro ano de governo, o futuro prefeito de Cabo Frio destacou a regularização dos medicamentos e insumos médicos, bem como a diminuição das filas para exames, consultas e procedimentos na saúde. O objetivo, segundo ele, é zerar essas filas no primeiro ano.
— A saúde em Cabo Frio não terá interferência política. Não há falta de recursos, mas sim de gestão. Queremos resolver o problema da população sem que ela precise recorrer a políticos - reforçou.
Além disso, o prefeito eleito garantiu que haverá um choque de ordem já no dia 2 de janeiro, com ações voltadas para conservação urbana, como tapa-buracos, asfaltamento, iluminação pública e limpeza da cidade. Ele também mencionou que o censo dos servidores públicos efetivos será realizado para otimizar a administração.
No setor econômico, Serginho apontou a necessidade de aumentar a arrecadação própria e atrair investimentos. Ele comparou os números de Cabo Frio com os de cidades menores da região, como São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo, que arrecadam valores próximos ou superiores ao município em ISS.
— Precisamos usar tecnologia para atrair mais investidores e regularizar quem está na informalidade. Não podemos perder empresas para as cidades vizinhas por falta de segurança jurídica ou de acesso à regularização - analisou.
Serginho também falou sobre a importância de integrar os sistemas das diversas secretarias, incluindo saúde, educação e mobilidade, em uma plataforma unificada que permita à população acompanhar os serviços prestados pelo governo. Ele destacou, ainda, o desafio de implementar uma educação integral e de qualidade, aproveitando os recursos disponíveis de forma integrada entre as secretarias.
— Cada órgão da Prefeitura trabalha como se fosse uma ilha. Isso precisa mudar. Vamos otimizar o contraturno escolar e gerar resultados melhores para os alunos - garantiu.
Serginho também reforçou que o foco do governo será trabalhar com transparência, eficiência e inovação. Ele garantiu que a população terá acesso a relatórios mensais de ações e que todas as secretarias passarão por auditorias.
— No dia 1º de janeiro, vocês vão vivenciar um verdadeiro choque de ordem. Vamos colocar Cabo Frio no caminho que ela merece.