quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
Preocupação

"Serão muitos casos", diz prefeito de Búzios sobre Covid-19

André Granado afirma que a situação ainda está sob controle e garante que vai informar tudo à população

17 abril 2020 - 19h45Por Tomás Baggio

O prefeito de Búzios, André Granado, afirma que o município terá "muitos casos" de Covid-19. Em entrevista a jornalistas por videoconferência na noite desta sexta-feira (17), ele garantiu que agirá com transparência.

- As informações serão verdadeiras. Serão muitos casos e vamos informar à população - garantiu.

Granado disse que a situação, até o momento, está sob controle.

- Começamos a registrar os primeiros casos. As pessoas que tiveram contato com esses pacientes estão em isolamento. Até o momento temos o controle porque as pessoas estão ficando doentes gradativamente. Mas é complicado. Temos uma relação direta com os municípios vizinhos, mesmo com as barreiras. Vamos ter casos aumentando nos próximos dias. Nossos pacientes até agora estão estáveis. Em breve vamos ter pacientes curados e também vamos informar esses números - declarou o prefeito de Búzios.

O primeiro caso no município foi confirmado na segunda (13). Em quatro dias são cinco com teste positivo para Covid-19. A cidade registrou 823 casos suspeitos. Segundo a Prefeitura, não há paciente em estado grave.

Apesar de enfatizar a gravidade da situação, André Granado espera que as ações evitem superlotação do Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perissé. E também conta que o governo estadual dê suporte aos municípios com o agravamento do quadro.

- As ações que estamos tomando são para evitar que todos fiquem doentes ao mesmo tempo. Além disso, o governo do Estado está montando um hospital de campanha em Barra de São João (distrito de Casimiro de Abreu) com 200 leitos de UTI. Está bem adiantado - diz ainda o prefeito buziano, que nesta sexta baixou um decreto obrigando o uso de máscaras a todas as pessoas que saírem às ruas. 

Atualmente o município conta com 15 respiradores, sendo 12 exclusivamente para Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, nenhum deles está em uso no momento. Os outros três são do setor de trauma.

O prefeito nega o teor de denúncias feitas ao Ministério Público Federal (MPF) de recusa de atendimento no hospital municipal. 

Entre elas o relato de uma paciente feito pelas redes sociais. Segundo ela, teria havido recusa de atendimento e o local estaria com falta de materiais.

"Se recusam a atender as pessoas que os postinhos da região já encaminharam pro hospital por falta de médicos e profissionais de enfermagem. Não se tem condições de fazer cirurgias e fazer curativos nos pacientes. E pior ainda faltam instrumentos de saúde, como álcool gel, máscaras de proteção, material para retirar as ataduras e gessos. As gestantes que aguardam o parto têm que voltar para casa com trabalho de parto recusado. Isso é um abuso com esse cenário de coronavírus", disse a paciente na publicação.

No documento enviado à Prefeitura, o procurador da República Leandro Mitidieri pede que a direção do hospital esclareça "as providências adotadas para corrigir as ilicitudes ora indicadas e garantir atendimento médico a todos os pacientes graves". 

O prefeito garante que o hospital conta com um setor independente para casos de Covid-19, e que os demais casos continuam sendo atendidos normalmente no pronto socorro.

- O pronto socorro está funcionando normalmente tanto no Rodolpho Perissé como na Rasa. Indicamos que as pessoas evitem ir ao hospital. Mas se precisarem, serão atendidas. E a parte destinada aos pacientes de Covid-19 no hospital é totalmente independente - respondeu André Granado.