quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Sepe anuncia greve de advertência para dia 17

Categoria fará um ato em frente à prefeitura por reajuste salarial e pede reunião com o prefeito no mesmo dia 

12 abril 2019 - 09h09
Sepe anuncia greve de advertência para dia 17

O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos) confirmou no início da tarde de ontem que entrará em greve de advertência – com duração de 24 horas – no dia 17 de abril, por conta da falta de reajuste salarial da categoria por parte da Prefeitura de Cabo Frio. Um ato em frente à sede do poder executivo municipal está marcado para acontecer no mesmo dia e os servidores da categoria reivindicam uma audiência com o prefeito e o secretário da pasta para tratar do assunto.   

Anteontem, uma reunião foi realizada entre o sindicato, o prefeito Adriano Moreno e a secretaria de Educação para tratar de diversos temas. De acordo com uma das coordenadoras gerais do Sepe, Liane Pinheiro, o tema do reajuste salarial foi retirado da pauta em cima da hora, o que deixou a categoria decepcionada. “A questão do reajuste não foi tocada na reunião”, disse. 

Ainda segundo Liane, o salário da categoria está muito defasado. Ela afirma que não há reajuste desde 2015, e que os servidores da educação estão com uma defasagem de 30% em relação ao índice do FUNDEB e do IPCA. Além disso, em paralelo, internamente há também uma preocupação com o inchaço na folha de pagamento da SEME. 

 Com um ato em frente à prefeitura marcado para acontecer no dia da greve, às 9h, ela espera que categoria se uma, e cita que o mês de abril é fundamental para resolver à questão por conta da data base da categoria, data do ano destinada à correção salarial e ao debate e revisão das condições de trabalho fixadas em acordos, convenções ou dissídios coletivo.

– A gente espera que toda a categoria vá aderir. Já estamos divulgando e vamos para a porta da prefeitura exigir uma audiência com o prefeito nesse dia para que ele nos atenda a fim de rever essa situação, porque o mês para tratar do reajuste é agora, depois fica difícil. A data base é em abril e não podemos deixar passar, já estamos quatro anos sem reajuste no salário base – disse.  

Liane afirma que o Sepe já comunicou o prefeito e o secretário de Educação, Cláudio Leitão, sobre a greve e o pedido de audiência no dia 17, e espera uma resposta positiva sobre o encontro. Caso a questão não seja resolvida, uma assembleia da categoria está marcada para o mesmo dia e pode decidir por uma greve mais longa. 

Procurada para comentar o caso, a Prefeitura de Cabo Frio se pronunciou através de uma nota, que afirma que, através da secretaria de Educação, a prefeitura vem mantendo negociações com o Sepe e “estranha a convocação de greve enquanto acontecem mesas de negociação e a realização de compromissos acordados, tais como: unificação de todos os profissionais da educação no PCCR, pauta histórica da categoria; pagamentos de resíduos trabalhistas de aposentados, parados desde 2011; descongelamento e atualização de triênios e quinquênios; pagamento até o quinto dia útil de todos os profissionais da educação”.

Ainda de acordo com a nota, a secretaria de Educação reforça que na última reunião entre as partes, “o tema em pauta foi abordado e que assuntos que não tinham sido pré-definidos foram agendados para próxima reunião no dia 26/04, data esta sugerida e acordada a partir de viabilidade de agenda do Prefeito”.