sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
Geral

Semana Santa será celebrada com missas e procissões em Cabo Frio

 
Nesta sexta acontece a subida da Via Sacra no Morro da Guia e no sábado haverá atividades para as crianças

11 abril 2019 - 10h36
Semana Santa será celebrada com missas e procissões em Cabo Frio

A tradicional comemoração da Semana Santa em Cabo Frio será celebrada com missas e procissões. O evento é realizado pela Paróquia Nossa Senhora de Assunção com apoio estrutural e logístico da Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e Mobilidade Urbana. Nesta sexta (12), acontece o último exercício penitencial da Via Sacra com subida ao Morro da Guia. Já no sábado (13), uma atividade voltada para as crianças dará início oficial às celebrações. Até o domingo da Páscoa, no dia 21, o trânsito na área central da cidade terá intervenções por conta da programação.

A atividade deste sábado acontece às 16h na Matriz Auxiliar. A celebração tem como objetivo explicar para as crianças os conceitos da Semana Santa segundo as crenças do Cristianismo. Neste dia não haverá Santa Missa às 20h na Matriz Auxiliar e nas comunidades. No domingo, às 8h, acontece a missa em frente ao Convento Nossa Senhora dos Anjos, com a Bênção dos Ramos, seguindo até a Matriz Auxiliar, dando continuidade à celebração. Também haverá Bênção dos Ramos nas missas das 18h e 20h.  

No dia 15, às 19h, haverá missa seguida da Procissão do Fogaréu, que tem origem na Espanha e hoje acontece em várias cidades do país como Goiás e Petrópolis. A procissão irá relatar a perseguição e prisão de Jesus antes de sua morte. As reflexões da procissão acontecerão em frente à Matriz Auxiliar, Matriz Histórica, Praça Porto Rocha, Rua Érico Coelho e Largo do Convento Nossa Senhora dos Anjos.

Pela primeira vez, a Via Sacra solene será realizada na Terça-feira Santa (16). Às 19h30, o  exercício espiritual será realizado pelas ruas do Centro. Simultaneamente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Pacheco – São Gonçalo, o Arcebispo Dom José Francisco o clero de Niterói estarão reunidos para a Missa dos Santos Óleos. 

N dia 17, às 19h, haverá missa na Matriz Auxiliar seguida pela Procissão de Nossa Senhora das Dores, que reflete as sete dores de Maria. Na Quinta-feira Santa (18), às 20h, na Matriz Auxiliar, será a Santa Missa da Ceia do Senhor – Lava-pés - e transladação do Santíssimo Sacramento para Matriz Histórica. A meia-noite, haverá o Ofício de Trevas e a partir de 1h continuará a Vigília Eucarística durante toda madrugada.

Na Sexta-feira Santa (19), às 9h, acontece a Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, que saem simultaneamente da Capela de Santa Izabel e do Convento Nossa Senhora dos Anjos. Às 15h será a celebração da Paixão do Senhor e às 17h, as Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Procissão do Senhor Morto. No Sábado Santo (20), às 19h, será a Missa da Vigília Pascal seguida da procissão da Ressurreição. No domingo de Páscoa (21), as missas acontecem às 10h, 18h e 20h.

 

Intervenções no trânsito

 

O trânsito da área central da cidade terá intervenções durante as procissões programadas na agenda do evento. Todos os trajetos serão acompanhados por agentes da Guarda Municipal, que farão o ordenamento das vias durante as celebrações. Não haverá fechamento prévio das ruas e todas as vias serão liberadas logo após o término das procissões.