Assine Já
terça, 26 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
30ºmax
22ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 22503 Óbitos: 742
Confirmados Óbitos
Araruama 5567 166
Armação dos Búzios 2960 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 6068 247
Iguaba Grande 1988 50
São Pedro da Aldeia 3048 106
Saquarema 2221 110
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Semana Santa será celebrada com missas e procissões em Cabo Frio

 
Nesta sexta acontece a subida da Via Sacra no Morro da Guia e no sábado haverá atividades para as crianças

11 abril 2019 - 10h36
Semana Santa será celebrada com missas e procissões em Cabo Frio

A tradicional comemoração da Semana Santa em Cabo Frio será celebrada com missas e procissões. O evento é realizado pela Paróquia Nossa Senhora de Assunção com apoio estrutural e logístico da Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e Mobilidade Urbana. Nesta sexta (12), acontece o último exercício penitencial da Via Sacra com subida ao Morro da Guia. Já no sábado (13), uma atividade voltada para as crianças dará início oficial às celebrações. Até o domingo da Páscoa, no dia 21, o trânsito na área central da cidade terá intervenções por conta da programação.

A atividade deste sábado acontece às 16h na Matriz Auxiliar. A celebração tem como objetivo explicar para as crianças os conceitos da Semana Santa segundo as crenças do Cristianismo. Neste dia não haverá Santa Missa às 20h na Matriz Auxiliar e nas comunidades. No domingo, às 8h, acontece a missa em frente ao Convento Nossa Senhora dos Anjos, com a Bênção dos Ramos, seguindo até a Matriz Auxiliar, dando continuidade à celebração. Também haverá Bênção dos Ramos nas missas das 18h e 20h.  

No dia 15, às 19h, haverá missa seguida da Procissão do Fogaréu, que tem origem na Espanha e hoje acontece em várias cidades do país como Goiás e Petrópolis. A procissão irá relatar a perseguição e prisão de Jesus antes de sua morte. As reflexões da procissão acontecerão em frente à Matriz Auxiliar, Matriz Histórica, Praça Porto Rocha, Rua Érico Coelho e Largo do Convento Nossa Senhora dos Anjos.

Pela primeira vez, a Via Sacra solene será realizada na Terça-feira Santa (16). Às 19h30, o  exercício espiritual será realizado pelas ruas do Centro. Simultaneamente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Pacheco – São Gonçalo, o Arcebispo Dom José Francisco o clero de Niterói estarão reunidos para a Missa dos Santos Óleos. 

N dia 17, às 19h, haverá missa na Matriz Auxiliar seguida pela Procissão de Nossa Senhora das Dores, que reflete as sete dores de Maria. Na Quinta-feira Santa (18), às 20h, na Matriz Auxiliar, será a Santa Missa da Ceia do Senhor – Lava-pés - e transladação do Santíssimo Sacramento para Matriz Histórica. A meia-noite, haverá o Ofício de Trevas e a partir de 1h continuará a Vigília Eucarística durante toda madrugada.

Na Sexta-feira Santa (19), às 9h, acontece a Procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos, que saem simultaneamente da Capela de Santa Izabel e do Convento Nossa Senhora dos Anjos. Às 15h será a celebração da Paixão do Senhor e às 17h, as Sete Palavras de Cristo na Cruz e a Procissão do Senhor Morto. No Sábado Santo (20), às 19h, será a Missa da Vigília Pascal seguida da procissão da Ressurreição. No domingo de Páscoa (21), as missas acontecem às 10h, 18h e 20h.

 

Intervenções no trânsito

 

O trânsito da área central da cidade terá intervenções durante as procissões programadas na agenda do evento. Todos os trajetos serão acompanhados por agentes da Guarda Municipal, que farão o ordenamento das vias durante as celebrações. Não haverá fechamento prévio das ruas e todas as vias serão liberadas logo após o término das procissões.