sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Semana santa na região terá missas, feira de pescado e festival gastronômico

Apenas Arraial do Cabo e Búzios confirmaram realização da encenação da Paixão de Cristo

25 março 2024 - 09h34Por Redação
Semana santa na região terá missas, feira de pescado e festival gastronômico

Um dos espetáculos mais tradicionais da Semana Santa, a encenação da Paixão de Cristo foi confirmada, este ano, pelas prefeituras de Armação dos Búzios e Arraial do Cabo. Nas duas cidades a encenação acontecerá na próxima sexta-feira (dia 29). Mas a programação das cidades da Região dos Lagos também prevê missas e procissões a partir deste fim de semana, além de feira de pescado e festival gastronômico.

Em Búzios a encenação é promovida pelas Paróquias de Sant’Anna e Santa Rita de Cássia, com apoio da Prefeitura. Começa às 19h, saindo da Praça Santos Dumont em direção à histórica Capela de Sant’Anna nos Ossos. Já a programação religiosa conta com Santas Missas, vigílias e procissão. Um dos destaques fica por conta da Solene Procissão de Ramos, neste domingo (24), saindo da Capela de Nossa Senhora de Aparecida, no bairro Cem Braças, seguida de Santa Missa na Matriz de Santa Rita de Cássia, no bairro Manguinhos.

Em Arraial do Cabo esta será a 28ª encenação da Paixão de Cristo promovida pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora dos Remédios, através da Pastoral de Artes Sacras, com apoio da Prefeitura. Será realizada a partir das 19h, em frente a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, perto da Praça do Cova. Ao todo, mais de 100 atores vão retratar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. O espetáculo já faz parte do calendário anual do município, e também se tornou Patrimônio Cultural Imaterial da cidade dia 16 de março de 2016.

Além da encenação, Arraial também  terá mais uma edição do Festival da Lula. Começa no dia 28 e segue até 31 de março na Orla da Praia Grande. Entre as mais de 100 opções de pratos que serão servidas estão lula à dorê, strogonoff de lula, pastel e escondidinho, todos com valor fixo de R$ 35 cada. Além das delícias gastronômicas, o evento contará com uma trilha sonora especial, com dois palcos e mais de 10 atrações. Para as crianças, será preparada uma área kids cheia de diversão.

Em Cabo Frio a Paróquia de Nossa Senhora de Assunção confirmou apenas a realização de programação religiosa. De sábado (23) até o dia 31, haverá missas todos os dias. No domingo (24), às 8h, tem a tradicional procissão de ramos; na segunda (25), procissão solene da Via Sacra às 19h; na terça (26), também às 19h, procissão das Sete Dores de Nossa Senhora com concentração próximo ao terminal de passeio de barcos, no bairro São Bento; na quarta (29) tem procissão do Fogaréu (19h); na sexta (29) tem procissão do Encontro (9h) e procissão do Senhor Morto (17h); no sábado (30) acontece a procissão do Cristo Ressuscitado  (19h), e no domingo (31) missa de Páscoa às 10h, 18h e 20h.

Quem ainda não garantiu o pescado da Semana Santa terá essa oportunidade entre os dias 27 e 30 deste mês.  É que neste período a Prefeitura de Araruama vai realizar o 8º Feirão do Peixe da Semana Santa. Será das 7h às 12h no Rancho dos Pescadores, no Porto da Pontinha, no Porto de Iguabinha e na Colônia dos Pescadores Z-28. Entre as opções de pescado estão Carapeba, Corvina, Tainha e Perumbeba.