quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
MEIO AMBIENTE

Semana Nacional de Limpeza dos Mares retira mais de 18 toneladas de lixo em praias do Brasil

O evento foi coordenado pela ONG Mar Sem Lixo, de Cabo Frio, em parceria com ONG´s

12 maio 2021 - 16h48Por Redação

A Semana Nacional de Limpeza dos Mares, que terminou no dia 2 de maio, retirou mais de 18 toneladas de lixo em mais de 150 praias do litoral brasileiro. As ações terrestres e subaquáticas aconteceram em praias e lagoas dos estados do Sudeste (incluindo a Região dos Lagos), Sul e Nordeste. O evento foi coordenado pela ONG Mar Sem Lixo, de Cabo Frio, em parceria com as ONG´S Sea Shepherd e Ecosurf.  

Entre os resíduos recolhidos, apetrechos de pesca, bitucas de cigarro, calçados, tampinha de garrafa, hastes flexíveis (cotonetes), garrafas plásticas, canudos, e milhares de micro plásticos. Os resíduos ainda recicláveis foram destinados às cooperativas locais para um sistema de logística reversa.

A ONG aguarda a liberação das praias do Espírito Santo, além de Saquarema, Iguaba e Rio das Ostras, para fechar o cronograma inicial de ações, que totaliza 13 estados e 180 praias. Na Região dos Lagos, as limpezas aconteceram nas cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro e Araruama.  

“Somando as ‘semanas’ (as ações começaram em 13 de março mas tiveram o calendário alterado por conta do agravamento da pandemia) de muito trabalho da equipe e voluntários espalhados pelo país, chegamos a um saldo positivo, pois conseguimos envolver entidades, ONGs, instituições públicas e privadas, associações, igrejas, esportistas e a população em geral. Foram mais de 1000 pessoas evolvidas e unidas para o despertar da urgência de fazermos cada um a sua parte e, no coletivo, fazermos muito em prol da saúde dos oceanos e dos seres que ali habitam”, comenta Gisele Letieri, ambientalista e coordenadora da ONG Mar Sem Lixo.

Segundo Gisele, a importância de ações como essa é pensar no coletivo e no futuro, na preservação do meio-ambiente e dos animais e incutir essa consciência em toda a população. “Quando for à praia, rio, cachoeira.... pague seu ingresso para a natureza retirando pelo menos 3 lixos do seu caminho!”, ensina a ambientalista.

Semana Nacional

Pela primeira vez, a Semana Nacional de Limpeza dos Mares acontece no primeiro semestre do ano, ao fim da alta temporada no Brasil. “Normalmente, a ação é celebrada no final do verão do Hemisfério Norte, em setembro”, comenta Gisele. “Esse ano, foi um start para colocarmos a Semana no calendário de ações ambientais no Brasil. Ano que vem, com certeza, conseguiremos abranger todo o território nacional”, completa.

A Semana é inspirada na campanha “Mares Limpos”, criada pela ONU Meio Ambiente em 2017, com o objetivo de sensibilizar pessoas, governos e empresas a conter o avanço da poluição nos oceanos, especialmente do lixo plástico.

O Brasil tem em torno de sete mil quilômetros de litoral, sendo o plástico o principal tipo de resíduo encontrado nas praias, desde embalagens até descartáveis. Conscientizar a população é a ferramenta da ONG Mar Sem Lixo. Em suas ações, a organização busca não somente limpar as praias, mas orientar os frequentadores da importância de recolher seus resíduos.

Mar Sem Lixo

Criada há três anos em Cabo Frio, a ONG Mar Sem Lixo surgiu inspirada no lema "conhecer para preservar", comenta Gisele, que atua em causas ambientais desde 1996. As ações da ONG não se limitam a Cabo Frio, sendo realizadas em diversas praias da Região dos Lagos.