Assine Já
segunda, 18 de outubro de 2021
Região dos Lagos
21ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
MEIO AMBIENTE

Semana Nacional de Limpeza dos Mares retira mais de 18 toneladas de lixo em praias do Brasil

O evento foi coordenado pela ONG Mar Sem Lixo, de Cabo Frio, em parceria com ONG´s

12 maio 2021 - 16h48Por Redação

A Semana Nacional de Limpeza dos Mares, que terminou no dia 2 de maio, retirou mais de 18 toneladas de lixo em mais de 150 praias do litoral brasileiro. As ações terrestres e subaquáticas aconteceram em praias e lagoas dos estados do Sudeste (incluindo a Região dos Lagos), Sul e Nordeste. O evento foi coordenado pela ONG Mar Sem Lixo, de Cabo Frio, em parceria com as ONG´S Sea Shepherd e Ecosurf.  

Entre os resíduos recolhidos, apetrechos de pesca, bitucas de cigarro, calçados, tampinha de garrafa, hastes flexíveis (cotonetes), garrafas plásticas, canudos, e milhares de micro plásticos. Os resíduos ainda recicláveis foram destinados às cooperativas locais para um sistema de logística reversa.

A ONG aguarda a liberação das praias do Espírito Santo, além de Saquarema, Iguaba e Rio das Ostras, para fechar o cronograma inicial de ações, que totaliza 13 estados e 180 praias. Na Região dos Lagos, as limpezas aconteceram nas cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, São Pedro e Araruama.  

“Somando as ‘semanas’ (as ações começaram em 13 de março mas tiveram o calendário alterado por conta do agravamento da pandemia) de muito trabalho da equipe e voluntários espalhados pelo país, chegamos a um saldo positivo, pois conseguimos envolver entidades, ONGs, instituições públicas e privadas, associações, igrejas, esportistas e a população em geral. Foram mais de 1000 pessoas evolvidas e unidas para o despertar da urgência de fazermos cada um a sua parte e, no coletivo, fazermos muito em prol da saúde dos oceanos e dos seres que ali habitam”, comenta Gisele Letieri, ambientalista e coordenadora da ONG Mar Sem Lixo.

Segundo Gisele, a importância de ações como essa é pensar no coletivo e no futuro, na preservação do meio-ambiente e dos animais e incutir essa consciência em toda a população. “Quando for à praia, rio, cachoeira.... pague seu ingresso para a natureza retirando pelo menos 3 lixos do seu caminho!”, ensina a ambientalista.

Semana Nacional

Pela primeira vez, a Semana Nacional de Limpeza dos Mares acontece no primeiro semestre do ano, ao fim da alta temporada no Brasil. “Normalmente, a ação é celebrada no final do verão do Hemisfério Norte, em setembro”, comenta Gisele. “Esse ano, foi um start para colocarmos a Semana no calendário de ações ambientais no Brasil. Ano que vem, com certeza, conseguiremos abranger todo o território nacional”, completa.

A Semana é inspirada na campanha “Mares Limpos”, criada pela ONU Meio Ambiente em 2017, com o objetivo de sensibilizar pessoas, governos e empresas a conter o avanço da poluição nos oceanos, especialmente do lixo plástico.

O Brasil tem em torno de sete mil quilômetros de litoral, sendo o plástico o principal tipo de resíduo encontrado nas praias, desde embalagens até descartáveis. Conscientizar a população é a ferramenta da ONG Mar Sem Lixo. Em suas ações, a organização busca não somente limpar as praias, mas orientar os frequentadores da importância de recolher seus resíduos.

Mar Sem Lixo

Criada há três anos em Cabo Frio, a ONG Mar Sem Lixo surgiu inspirada no lema "conhecer para preservar", comenta Gisele, que atua em causas ambientais desde 1996. As ações da ONG não se limitam a Cabo Frio, sendo realizadas em diversas praias da Região dos Lagos.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.