sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Semana de sol, mas com madrugadas muito frias na região sudeste

Segundo Climatempo, até sábado noites ficam mais frias mas a tendência é de elevação de temperatura à tarde
 

10 junho 2019 - 16h23
Semana de sol, mas com madrugadas muito frias na região sudeste

A penúltima semana do outono será de madrugadas muitos frias na Região Sudeste. A previsão é do site Climatempo, que justifica o fenômeno como resfriamento noturno, associado com a perda radiativa natural: "No caso da Região Sudeste, o resfriamento noturno associado com a perda radiativa natural vem sendo acentuado por causa do forte anticiclone que está atuando sobre o interior do Brasil. Este sistema de alta pressão atmosférica é observado em torno de 5 mil metros de altitude e causa a subsidência do ar, movimento do ar de cima para baixo. Este sistema de alta pressão atmosférica também origina a grande massa de ar seco que vem deixando a maior parte do país sem condições para chuva nos últimos dias.

Esta massa de ar seco vai predominar sobre a Região Sudeste pelo menos até o fim desta semana. Até pelo menos o sábado, 15 de junho, as noites ficam frias, mas a tendência é de gradual elevação da temperatura à tarde. Apenas o Espírito Santo e algumas áreas do norte do estado do Rio de Janeiro têm um pouco chuva até o fim da semana", informa o site do instituto que, no entanto, não especificou as temperaturas previstas para as madrugadas. 

Apesar da ressalva, nesta terça existe a possibilidade de 90% de chuva em Cabo Frio, para o período do dia e noite. As temperaturas variam entre 25°C e 19°C. Para a quarta-feira, Dia dos Namorados, não existe possibilidade de chuva e a temperatura máxima fica em 26°C e a mínima em 21°C. A previsão é a mesma para os outros dias da semana.  

O inverno começa no próximo dia 21 e segue até 23 de setembro. 

 

*Foto: Ernesto Galiotto