sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
oleosidade

Seis hábitos que contribuem para a oleosidade do cabelo

21 outubro 2019 - 14h15

Muitas vezes, os cabelos com excesso de oleosidade geram queda capilar e desconforto, deixando os fios sem vida e opacos.

Entretanto, pode ser que você esteja olhando de uma maneira errada para esse problema, com a ideia de que é falta de hidratação ou lavagem quando na verdade são hábitos ruins.

Seguindo essa linha, descubra alguns dos hábitos que contribuem com a oleosidade do cabelo para ter o melhor resultado.

Vamos lá?

- Dormir com os fios molhados:

Devido a rotina diária e a dificuldade de ter tempo para tudo o que deve ser feito, é comum que milhares de mulheres optem por lava o cabelo a noite.

Como resultado, o cansaço e sono podem fazer com que você termine o dia indo dormir sem que os fios tenham secado totalmente.

Esse hábito comum contribui com a oleosidade porque facilita a proliferação de bactérias e ainda dificulta o processo de secagem, deixando o couro cabeludo abafado.

Além da oleosidade, dormir com os fios molhados pode gerar caspa, queda capilar e mau odor.

A dica é preferir lavar o cabelo logo pela manhã, deixando-os soltos para secar naturalmente ou sempre secar antes de dormir.

- Banhos muito quentes:

A água quente pode ser bastante relaxante, mas com certeza não é uma aliada da saúde da pele ou mesmo dos cabelos.

Em suma, a água quente pode ressecar o couro cabeludo, fazendo com que o seu corpo entre em estado de alerta e tente equilibrar esse dano.

Assim, produz mais óleo e acaba deixando os fios oleosos.

Justamente por isso, diversos tratamentos de cabelo incluem lavar a cabeça separadamente, na água morna ou fria.

Para um melhor resultado e para evitar também que as pontas dos cabelos fiquem quebradiças ou secas, lembre-se sempre de enxaguar bem os fios, retirando todo o produto que foi passado.

- Excesso de secador e chapinha:

Por serem agentes térmicos, é comum que secador e chapinha sejam entendidos como itens que podem deixar os cabelos secos ou mesmo fazer com que as pontas fiquem danificadas.

Entretanto, esses itens podem causar o chamado efeito rebote, semelhante a água quente.

Ou seja, o excesso de calor no couro cabeludo, causa o ressecamento e estimula a produção excessiva das glândulas sebáceas.

Portanto, o cabelo pode até parecer mais bonito em um primeiro momento, mas você começa a perceber que está constantemente com aspecto oleoso, principalmente próximo ao couro cabeludo.

Isso significa que é preciso parar o uso de secador e chapinha?

Em teoria, seria o ideal. Mas a dica é evitar o uso constante, utilizar produtos de tratamentos de fios, como os antitérmicos e deixar os itens em temperaturas mais amenas.

- Usar produtos que não são ideias para o seu cabelo:

Um dos maiores erros que você pode cometer e que se tornou um hábito comum é a compra de produtos genéricos.

Ainda que alguns desses itens possam ser eficazes e até funcionais no dia-a-dia, é preciso ter atenção ao seu real tipo de cabelo.

Por exemplo, se os seus fios são naturalmente oleosos, utilizar itens para cabelos secos pode aumentar ainda mais a oleosidade e deixar o cabelo opaco e contribuir para o aparecimento de caspa.

Para um melhor resultado, o ideal é optar por produtos ideais para o seu tipo de cabelo, sejam eles secos, oleosos, tingidos, com ou sem volume, etc.

- Lavar os cabelos em excesso:

Diversos profissionais apontam um número “X” de vezes que seria o ideal para lavar os cabelos e não existe um consenso geral, já que o resultado pode variar bastante.

Ainda assim, a regra geral é: evitar lavar o cabelo em excesso.

Em síntese, o couro cabeludo possui glândulas que funcionam de maneira semelhante ao restante dos tecidos: quanto mais você tenta deixá-la limpa e livre de óleo, mais a produção dessas glândulas.

Isso acontece porque o óleo, quando em equilíbrio, funciona como método de proteção.

Ou seja, retirar todo o óleo faz o seu couro cabeludo ficar em alerta de perigo e, a solução encontrada, é aumentar a produção.

Geralmente, a dica é lavar em torno de três vezes na semana, ou dia sim e dia não, e evitar o uso excessivo de shampoo ou condicionador no couro, passe apenas no cumprimento.

Importante: sempre que lavar os fios, evite ser agressiva com o couro cabeludo, na hora de esfregar. Já que isso também pode estimular a produção de óleo e ainda causar machucados.

- Passar as mãos no cabelo:

Independentemente de as mãos estarem limpas ou não, um hábito que contribui para a queda capilar e oleosidade é ficar passando as mãos nos fios.

Aqui, o destaque não está para aquele momento em que você arruma os fios ou mesmo tira dos olhos, joga para trás de forma esporádica.

Mas sim, para o atrito constante.

Passar as mãos no cabelo a todo instante faz com que sujidades e até a oleosidade dos dedos sejam transferidos para os fios, o que já causa o aumento na oleosidade e pode até resultar em fios mais opacos.

Além do mais, isso pode estimular a produção das glândulas sebáceas, caso o seu organismo entenda que está perdendo a proteção natural dos fios.

O ideal é evitar de ficar tocando a todo instante no cabelo e optar por penteados ou itens que o mantenham no lugar, o que contribui para que não seja necessário “arrumar”.

Ao mesmo tempo, certificar de estar com as mãos limpas sempre que for arrumar os fios, evita a transferência de gorduras e sujeiras.

Detalhe: os fios e o couro cabeludo são sensíveis e, por isso, sofrem com a mudança de temperatura, poluição, toque e demais agentes externos e internos.

Por isso, faça tratamentos de recuperação e construção para evitar a quebra e queda capilar.

Conclusão

Enfim, os hábitos que contribuem com a oleosidade do cabelo incluem o toque constante, banhos muitos quentes, uso de produtos errados, dormir com os fios molhados, lavar em excesso e utilizar agentes térmicos.

Sabendo disso, tenha atenção e para o melhor resultado cuide da saúde dos fios a cada dia.