Assine Já
quarta, 04 de agosto de 2021
Região dos Lagos
20ºmax
13ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46523 Óbitos: 1889
Confirmados Óbitos
Araruama 11454 362
Armação dos Búzios 5517 58
Arraial do Cabo 1588 87
Cabo Frio 12706 765
Iguaba Grande 4804 116
São Pedro da Aldeia 6205 275
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
Geral

Segurança no Boulevard Canal, em Cabo Frio, é tema de reunião entre empresários

Acia promove o segund encontro sobre o tema nesta quarta

17 abril 2019 - 10h27
Segurança no Boulevard Canal, em Cabo Frio, é tema de reunião entre empresários

RODRIGO BRANCO

A Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia) realiza hoje, às 17h, a segunda reunião da nova diretoria da entidade com empresários da cidade, desta vez, donos de estabelecimentos do Boulevard Canal. O objetivo do encontro é debater ideias para revitalizar o local como um point de boa gastronomia e entretenimento da cidade. 

No entanto, boa parte do tempo da reunião deverá ser ocupada com a questão da segurança, que é uma das maiores preocupações do empresariado. Para o empresário José Martins, o Zé da Picanha, a questão deve ser tratada não apenas em frente aos estabelecimentos, mas nas redondezas. 

– Precisamos de segurança na orla, que não temos depois das 23h. Eu considero o Boulevard desde o início, não adianta tratar de 200 metros quadrados numa área que tem 2 mil metros quadrados. O cara para o carro fora do Boulevard e é assaltado, a Major Belegard nos fundos tem assalto toda hora. A união dos comerciantes é muito importante e é preciso ser parceiro com o poder público, Não adianta só esperar do poder público, é preciso estar todo mundo junto e unido para trabalhar em prol do Centro – argumenta Zé.

Já o colega Milton Roberto cobra uma ação mais enérgica da prefeitura, sobretudo, para coibir a venda de garrafas long neck em alguns estabelecimentos, o que é proibido por lei. O empresário lembrou um episódio recente, às vésperas do Carnaval, quando frequentadores atiraram garrafas em policiais militares durante uma operação no local. 

– A frequência está muito ruim. O pessoal está desrespeitando uma lei que proíbe a venda de garrafas long neck. Existem algumas casas que tocam funk proibido. A prefeitura fica impotente, enquanto deveria fiscalizar. Estamos preparados para fazer sugestões e abraçar a causa. A gente tem que estar junto para virar esse jogo – observa Milton.

Em contraponto às críticas de Milton, o secretário municipal de Turismo, Radamés Muniz, afirmou que já foram feitas três reuniões entre a prefeitura e os empresários locais e que ações de ordenamento, envolvendo a Postura, o Meio Ambiente e a Guarda Municipal em conjunto com a polícia, já foram realizadas no local. O secretário comentou que o balanço das ações já realizadas será entregue à presidente da Acia, Patrícia Cardinot. Radamés disse ainda que existem dois projetos para revitalização do Boulevard, mas que depende da viabilidade econômica para que as obras sejam feitas.

– A gente espera que consiga fazer isso em vista do que a gente tem solicitado ao prefeito: mirante do Morro da Guia e do Forte São Mateus. A restauração de locais de bastante fluxo turístico. O Boulevard é um produto muito importante para gente, precisa de uma revitalização. O poder público está consciente disso, mas o momento financeiro é que está um pouco complicado – disse o secretário. 

A presidente da Acia, Patrícia Cardinot disse que diversos temas serão debatidos no encontro, além da segurança, como a possível realização de eventos, iluminação, revitalização do local, e implantação de medidas urgentes de melhorias.

– O Canal tem uma tradição na cidade de sediar eventos voltados para um público familiar, mas nos últimos anos, perdeu espaço e até importância na cidade por conta de alguns episódios que mancharam o loca. Mas é um recanto lindo e com ótimas opções de lazer e gastronômicas. Os empresários precisam de apoio e vamos ser essa ponte – declarou Patrícia.  

Desde que a nova diretoria assumiu o mandato na Acia, uma série de ações têm sido planejadas para ampliar parcerias e ações da entidade. Na semana passada, foi realizada reunião com empresários da Rua dos Biquínis, na Gamboa, para tratar de ações que valorizem o Polo Moda Praia.