sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Segurança no Boulevard Canal, em Cabo Frio, é tema de reunião entre empresários

Acia promove o segund encontro sobre o tema nesta quarta

17 abril 2019 - 10h27
Segurança no Boulevard Canal, em Cabo Frio, é tema de reunião entre empresários

RODRIGO BRANCO

A Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia) realiza hoje, às 17h, a segunda reunião da nova diretoria da entidade com empresários da cidade, desta vez, donos de estabelecimentos do Boulevard Canal. O objetivo do encontro é debater ideias para revitalizar o local como um point de boa gastronomia e entretenimento da cidade. 

No entanto, boa parte do tempo da reunião deverá ser ocupada com a questão da segurança, que é uma das maiores preocupações do empresariado. Para o empresário José Martins, o Zé da Picanha, a questão deve ser tratada não apenas em frente aos estabelecimentos, mas nas redondezas. 

– Precisamos de segurança na orla, que não temos depois das 23h. Eu considero o Boulevard desde o início, não adianta tratar de 200 metros quadrados numa área que tem 2 mil metros quadrados. O cara para o carro fora do Boulevard e é assaltado, a Major Belegard nos fundos tem assalto toda hora. A união dos comerciantes é muito importante e é preciso ser parceiro com o poder público, Não adianta só esperar do poder público, é preciso estar todo mundo junto e unido para trabalhar em prol do Centro – argumenta Zé.

Já o colega Milton Roberto cobra uma ação mais enérgica da prefeitura, sobretudo, para coibir a venda de garrafas long neck em alguns estabelecimentos, o que é proibido por lei. O empresário lembrou um episódio recente, às vésperas do Carnaval, quando frequentadores atiraram garrafas em policiais militares durante uma operação no local. 

– A frequência está muito ruim. O pessoal está desrespeitando uma lei que proíbe a venda de garrafas long neck. Existem algumas casas que tocam funk proibido. A prefeitura fica impotente, enquanto deveria fiscalizar. Estamos preparados para fazer sugestões e abraçar a causa. A gente tem que estar junto para virar esse jogo – observa Milton.

Em contraponto às críticas de Milton, o secretário municipal de Turismo, Radamés Muniz, afirmou que já foram feitas três reuniões entre a prefeitura e os empresários locais e que ações de ordenamento, envolvendo a Postura, o Meio Ambiente e a Guarda Municipal em conjunto com a polícia, já foram realizadas no local. O secretário comentou que o balanço das ações já realizadas será entregue à presidente da Acia, Patrícia Cardinot. Radamés disse ainda que existem dois projetos para revitalização do Boulevard, mas que depende da viabilidade econômica para que as obras sejam feitas.

– A gente espera que consiga fazer isso em vista do que a gente tem solicitado ao prefeito: mirante do Morro da Guia e do Forte São Mateus. A restauração de locais de bastante fluxo turístico. O Boulevard é um produto muito importante para gente, precisa de uma revitalização. O poder público está consciente disso, mas o momento financeiro é que está um pouco complicado – disse o secretário. 

A presidente da Acia, Patrícia Cardinot disse que diversos temas serão debatidos no encontro, além da segurança, como a possível realização de eventos, iluminação, revitalização do local, e implantação de medidas urgentes de melhorias.

– O Canal tem uma tradição na cidade de sediar eventos voltados para um público familiar, mas nos últimos anos, perdeu espaço e até importância na cidade por conta de alguns episódios que mancharam o loca. Mas é um recanto lindo e com ótimas opções de lazer e gastronômicas. Os empresários precisam de apoio e vamos ser essa ponte – declarou Patrícia.  

Desde que a nova diretoria assumiu o mandato na Acia, uma série de ações têm sido planejadas para ampliar parcerias e ações da entidade. Na semana passada, foi realizada reunião com empresários da Rua dos Biquínis, na Gamboa, para tratar de ações que valorizem o Polo Moda Praia.