quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
VACINA CONTRA GRIPE

Segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe é iniciada nesta quinta-feira

Confira como estão sendo aplicadas as vacinas em Iguaba Grande e Arraial do Cabo durante o período de quarentena

16 abril 2020 - 12h27Por Redação
Segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe é iniciada nesta quinta-feira

A segunda fase da campanha nacional de vacinação contra gripe foi iniciada nesta quinta-feira (16). Seguindo o calendário do Ministério da Saúde, desta vez, serão imunizados os profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, portadores de doenças crônicas não-transmissíveis (comorbidades) e outras condições clínicas especiais. A Folha reuniu dois municípios da região para saber como as vacinas serão aplicadas durante o período de quarentena.

Em Iguaba Grande, os atendimentos estão sendo feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Na cidade de Arraial do Cabo, as vacinas estão sendo aplicadas nas oito unidades do município, sendo elas o PS Canaã/Hermes Barcelos, PS Prainha, PS Monte Alto, PS Figueira, PS Sabiá, PS Boa Vista, PS Cabocla. Os atendimentos acontecerão  de segunda à sexta, das 09h às 12h, e das 14h às 17h. O esquema de vacinação ocorrerá da seguinte forma: Serão distribuídas 20 senhas no período da manhã e mais 20 senhas no período da tarde, a fim de evitar aglomerações; Será feita uma triagem pela equipe de enfermagem, verificando se o paciente se enquadra nos critérios determinados pelo Ministério da Saúde no que se refere a vacinação deste grupo; Para receber a vacina, as pessoas pertencentes ao grupo prioritário deverão ter em mãos o laudo médico que determine a doença, ou possuir cadastro nos postos de saúde que possam confirmar ou atestar a doença; e para categorias como segurança, salvamento e portuários, a vacinação ocorrerá no local de trabalho com agendamento escalonado.