quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
NA DELEGACIA

Secretário de Saúde de Arraial é levado para prestar esclarecimentos na 132ª DP

Motivo foi descumprimento de ordem judicial para transferência de paciente; prefeito diz que há dificuldade em realizar procedimento

02 abril 2020 - 12h11Por Redação
Secretário de Saúde de Arraial é levado para prestar esclarecimentos na 132ª DP

O secretário de Saúde de Arraial do Cabo, Antônio Carlos, o Kafuru, foi levado para prestar esclarecimentos na 132ª DP, na manhã desta quinta-feira (2), por não ter cumprido uma determinação judicial para transferência de paciente. Não se trata de um caso do novo coronavírus.

O paciente estaria aguardando a transferência desde domingo. Ele está internado no Hospital Geral de Arraial do Cabo. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, foi cadastrado no sistema de regulação de vagas no estado, mas os hospitais alegam grande demanda, "provavelmente por conta do coronavírus".

A Procuradoria do município está acompanhando a situação. Ainda segundo a assessoria de imprensa, "as transferências de pacientes não dependem do Hospital de Arraial, e sim de vagas que são controladas pelo Estado".

O prefeito Renatinho Vianna afirmou que a secretaria de Saúde encontra dificuldade em realizar o procedimento.

– Transferência tem aquela dificuldade, não depende da gente, depende da Central de Regulação. A família de um paciente entrou com uma ação, e [o secretário] teve que prestar esclarecimentos. É aquela situação que os secretários municipais de Saúde ficam vulneráveis porque dependem da Central de Regulação, que o Estado que controla. Não é só aqui, é no Estado, é no SUS, como um todo –  argumenta.