Assine Já
quinta, 28 de janeiro de 2021
Região dos Lagos
32ºmax
21ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 22908 Óbitos: 767
Confirmados Óbitos
Araruama 5567 166
Armação dos Búzios 2989 30
Arraial do Cabo 651 33
Cabo Frio 6139 264
Iguaba Grande 2043 50
São Pedro da Aldeia 3225 107
Saquarema 2294 117
Últimas notícias sobre a COVID-19
'PANELA DE PRESSÃO'

Secretário assume falando em ‘dignidade para o servidor’ enquanto Educação protesta em Cabo Frio

Expectativa dos servidores é que a folha de dezembro seja quitada até sexta-feira (24)

21 janeiro 2020 - 19h59Por Rodrigo Branco

Terceiro secretário de Educação do governo Adriano Moreno, Ian Carvalho assumiu a pasta nesta terça-feira (21), com a promessa de ‘resgate da dignidade’ do servidor, mas já pressionado por eles, que fizeram novo protesto pelas ruas de Cabo Frio para cobrar o pagamento dos salários de dezembro e do décimo terceiro salários, entre outras reivindicações. A expectativa dos professores e funcionários é que os efetivos que recebem pelo Fundeb terminem de ser pagos nesta quarta-feira (22), enquanto os contratados recebam até sexta (24).

Adriano esteve na sede da secretaria, no Itajuru, que horas antes teve a luz cortada por falta de pagamento, mas depois religada, para dar posse a Ian, que iniciou oficialmente a transição com a antecessora, Márcia Almeida. Oficialmente, Márcia pediu para sair por motivos pessoais. Depois da posse, o secretário ficou em reuniões durante todo o dia para tratar das questões da pasta. Para os novos subordinados, o novo secretário prometeu uma gestão democrática.

– Estou aberto para aprender e dividir a gestão com todos vocês. Vamos lutar para garantir a dignidade do servidor e da rede municipal – disse.

A notícia do anúncio de Ian para o cargo chegou à categoria ainda na noite desta segunda-feira (20), durante a assembleia que decidiu manter a paralisação por atrasos salariais. A coordenadora-geral do Sindicato dos Profissionais da Educação, Cíntia Machado, disse que já pediu uma reunião com o novo secretário. A sindicalista comentou que, diante dos problemas na rede, a categoria recebeu ‘com indiferença’ a nomeação do secretário, que é filho do professor Carlos Alberto Carvalho, ex-diretor do Sepe Lagos, já falecido.

– Parece que Adriano escolheu uma pessoa do mesmo grupo que já estava na SEME. Para nós, que estamos em luta, a mudança do nome do secretário não altera os graves problemas da rede. Espero que o secretário Ian seja aberto ao diálogo e discuta com o sindicato a fim de  resolvermos nossos principais impasses – comentou.

Servidores protestaram por causa de sal´rios atrasados nesta tarde

Mantida a greve, os servidores fizeram, no fim da tarde, um ato no Largo de Santo Antônio, de onde saíram em passeata (foto) pelas principais ruas do Centro, com faixas, cartazes e entoando paródias para ironizar o prefeito e os vereadores. Chamou a atenção o grande número de policiais militares e de guardas municipais mobilizados para acompanhar a manifestação, que foi pacífica.

O fato curioso ocorreu no fim da manifestação, quando os servidores estavam em frente ao prédio onde mora o prefeito, e uma vizinha arremessou dois baldes de água no grupo da varanda do apartamento. Apesar do incidente, não houve confusão.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.