quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
'PANELA DE PRESSÃO'

Secretário assume falando em ‘dignidade para o servidor’ enquanto Educação protesta em Cabo Frio

Expectativa dos servidores é que a folha de dezembro seja quitada até sexta-feira (24)

21 janeiro 2020 - 19h59Por Rodrigo Branco

Terceiro secretário de Educação do governo Adriano Moreno, Ian Carvalho assumiu a pasta nesta terça-feira (21), com a promessa de ‘resgate da dignidade’ do servidor, mas já pressionado por eles, que fizeram novo protesto pelas ruas de Cabo Frio para cobrar o pagamento dos salários de dezembro e do décimo terceiro salários, entre outras reivindicações. A expectativa dos professores e funcionários é que os efetivos que recebem pelo Fundeb terminem de ser pagos nesta quarta-feira (22), enquanto os contratados recebam até sexta (24).

Adriano esteve na sede da secretaria, no Itajuru, que horas antes teve a luz cortada por falta de pagamento, mas depois religada, para dar posse a Ian, que iniciou oficialmente a transição com a antecessora, Márcia Almeida. Oficialmente, Márcia pediu para sair por motivos pessoais. Depois da posse, o secretário ficou em reuniões durante todo o dia para tratar das questões da pasta. Para os novos subordinados, o novo secretário prometeu uma gestão democrática.

– Estou aberto para aprender e dividir a gestão com todos vocês. Vamos lutar para garantir a dignidade do servidor e da rede municipal – disse.

A notícia do anúncio de Ian para o cargo chegou à categoria ainda na noite desta segunda-feira (20), durante a assembleia que decidiu manter a paralisação por atrasos salariais. A coordenadora-geral do Sindicato dos Profissionais da Educação, Cíntia Machado, disse que já pediu uma reunião com o novo secretário. A sindicalista comentou que, diante dos problemas na rede, a categoria recebeu ‘com indiferença’ a nomeação do secretário, que é filho do professor Carlos Alberto Carvalho, ex-diretor do Sepe Lagos, já falecido.

– Parece que Adriano escolheu uma pessoa do mesmo grupo que já estava na SEME. Para nós, que estamos em luta, a mudança do nome do secretário não altera os graves problemas da rede. Espero que o secretário Ian seja aberto ao diálogo e discuta com o sindicato a fim de  resolvermos nossos principais impasses – comentou.

Servidores protestaram por causa de sal´rios atrasados nesta tarde

Mantida a greve, os servidores fizeram, no fim da tarde, um ato no Largo de Santo Antônio, de onde saíram em passeata (foto) pelas principais ruas do Centro, com faixas, cartazes e entoando paródias para ironizar o prefeito e os vereadores. Chamou a atenção o grande número de policiais militares e de guardas municipais mobilizados para acompanhar a manifestação, que foi pacífica.

O fato curioso ocorreu no fim da manifestação, quando os servidores estavam em frente ao prédio onde mora o prefeito, e uma vizinha arremessou dois baldes de água no grupo da varanda do apartamento. Apesar do incidente, não houve confusão.