quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MUITA CALMA NESSA HORA

Secretaria de Saúde de Cabo Frio reforça que vacinação de idosos contra gripe será feita em casa

Não é preciso estar cadastrado para receber a dose, apenas apresentar o RG durante a visita dos agentes de saúde

23 março 2020 - 18h29Por Redação

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio reforçou a orientação para que as pessoas com mais de 60 anos permaneçam em suas casas para receber a vacina contra a gripe. A imunização desse grupo e também dos funcionários que atuam na Saúde começou nesta segunda e vai até o dia 15 de abril.

Segundo a secretaria, os servidores receberão as doses nos seus próprios postos de trabalho, enquanto os idosos deverão esperar pela visita dos agentes de saúde devidamente identificados em suas residências, tanto no primeiro distrito como em Tamoios.

 A Prefeitura informou que não é preciso ter cadastro no sistema de saúde para ser vacinado, basta apresentar a carteira de identidade no momento da visita dos agentes de saúde. No entanto, segundo a responsável pela Vigilância em Saúde do município, Lucy Pires, as pessoas que moram em locais que não são cobertos pelos ESFs devem ligar para o setor de Saúde Coletiva, pelo número (22) 2646-2506.

A intenção da secretaria é evitar aglomerações nos postos e unidades de saúde, em meio às medidas de prevenção ao novo coronavírus. Idosos estão no chamado grupo de risco da doença. Nesta segunda, chegou a ser registrado um grande movimento, inclusive de idosos, na Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga. Lucy Pires reforça que a vacina contra o influenza não imuniza contra o coronavírus.

"A gente já sabia que essa procura grande ia acontecer porque chegaram a divulgar erradamente que a vacina seria para o coronavírus. Mas a vacina contra o coronavírus ainda não existe", destaca ela, pontuando, no entanto, a importância da vacima contra o vírus influenza, da gripe.

A Secretaria de Saúde considera esta semana crucial para a contenção do coronavírus. A vacina é contra a gripe comum, influenza, ocorre todos os anos e foi antecipada pelo governo federal.

A campanha vai contemplar os demais grupos e tem previsão para ser finalizada até o dia 30 de maio.A segunda fase de vacinação terá início no dia 16 de Abril e terá como público-alvo profissionais da Educação, Segurança, portadores de doenças crônicas e não transmissíveis e em condições especiais.  Já a terceira fase acontece a partir de 9 de Maio para 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos com idade de 55 a 59 anos. O encerramento da campanha está previsto para 22 de Maio.

A campanha que ocorre todos os anos, antecipada pelo Governo Federal, distribuirá 75 milhões de doses em todo o país.

(*) Matéria atualizada às 19h17.