sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Park Lagos beer fest
Covid-19

Secretaria de Saúde de Cabo Frio abre sindicância para apurar caso mencionado pelo jornalista Alexandre Garcia

Vídeo narra carta de ministro sobre atendimento de paciente com sinusite em Cabo Frio

13 abril 2020 - 11h48Por Redação
Secretaria de Saúde de Cabo Frio abre sindicância para apurar caso mencionado pelo jornalista Alexandre Garcia

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio vai abrir sindicância para apurar uma informação passada pelo jornalista Alexandre Garcia. Em vídeo, Garcia leu trecho de uma carta escrita por um "ministro de Tribunal Superior de Brasília"  sobre atendimento feito num hospital da cidade. Nesta carta, é relatado que foi pedido a um paciente, com sintomas de sinusite, que assinasse documento atestando que o atendimento era referente ao coronavírus, indicando necessidade de quarentena de 15 dias.

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura afirmou que "o vídeo em questão não menciona em qual hospital o paciente foi atendido e que "o município de Cabo Frio possui pelo menos duas unidades hospitalares da rede particular. "Apesar do vídeo não conter as informações que possibilitem uma investigação, a Secretaria de Saúde abriu uma sindicância e apura informações tais como quem é o paciente, onde ele foi atendido, se na rede pública ou particular, qual foi o diagnóstico, quando foi o atendimento, se há necessidade de isolamento, para, caso necessário, tomar as devidas providências".

A nota afirma ainda que a Secretaria de Saúde segue o protocolo determinado pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde para os casos suspeitos de Covid-19. "Os possíveis sintomas são tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar. Alguns pacientes podem estar com o vírus até 14 dias antes de apresentar qualquer um deles. Os casos são confirmados somente por exame encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ). Todo paciente com suspeita de contaminação deve se manter em isolamento social para evitar a propagação do vírus".