Assine Já
quinta, 29 de julho de 2021
Região dos Lagos
17ºmax
13ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46093 Óbitos: 1865
Confirmados Óbitos
Araruama 11325 353
Armação dos Búzios 5456 57
Arraial do Cabo 1564 87
Cabo Frio 12599 755
Iguaba Grande 4756 114
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
Cabo Frio

Secretaria de Educação e Sepe Lagos debatem demandas do setor

Implementação da nova Base Nacional Curricular e contratações são abordadas

16 setembro 2019 - 18h47
Secretaria de Educação e Sepe Lagos debatem demandas do setor

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (Seme) esteve reunida com representantes do Sepe Lagos, na sexta-feira (13), para discutir as demandas relacionados ao setor. Entre as pautas levantadas no encontro estão a implementação da nova Base Nacional Curricular (BNCC), a realização do concurso público municipal previsto para 2020, as convocações dos aprovados do concurso de 2009 e as reposições das aulas dos profissionais que aderiram à greve.

Sobre a implementação da BNCC, a secretaria informou que vem realizando formações, debates e fóruns sobre o tema. A rede tem feito ainda estudos para adequação das matrizes curriculares de acordo com as competências e habilidades dos alunos, como exige a base comum ao país inteiro. Não haverá alterações nas cargas horárias e no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

A realização do novo concurso público, previsto para 2020, e a convocação dos aprovados no processo de 2009 também foram abordadas no encontro. A equipe da Seme destacou que superou o número de convocações acordadas com o Ministério Público. As demais vagas disponíveis na pasta foram preenchidas através de processos seletivos. Dentre os benefícios trazidos pela seleção está a diminuição dos comissionados, o que gerou uma economia da folha de pagamento da secretaria. A diminuição também possibilitou a restruturação pedagógica da pasta, além das melhorias no transporte de alunos no distrito de Tamoios com aumento no número de ônibus e contratação de monitores.

Já o número de vagas que será disponibilizado com o novo concurso público está sendo levantado e embasado através de um estudo detalhado realizado pela Comissão de Concurso, da qual a secretária-adjunta da Seme, Alice Moura, é integrante.
No encontro também foi debatida também a importância da reposição presencial das aulas dos profissionais que aderiram à greve. Ficou firmado que o assunto será tratado em assembleias do sindicato.

“As reuniões com os representantes do Sepe são de grande importância pois conseguimos ouvir as demandas do sindicato, e também expor e debater as medidas tomadas pela secretaria”, afirmou a secretária da Seme, Márcia Almeida.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.