quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
Geral

São Pedro oficializará a trilha dos Cardeiros como atrativo turístico

Encontro com representantes da Rede Trilhas e Inea também promoveu uma oficina prática de sinalização do percurso

20 março 2023 - 12h59Por Redação
São Pedro oficializará a trilha dos Cardeiros como atrativo turístico

A Secretaria de Turismo de São Pedro ralizou, na sexta-feira (17/03), no auditório da Secretaria de Educação, uma reunião com os representantes da Rede Trilhas e Inea para oficializar a trilha dos Cardeiros como um atrativo turístico do município. O encontro contou com a presença da Secretária de Turismo, Claudia Tinoco, dos turismólogos Alexandre Martins, Isabella Nogueira e Katia Santos, além de representantes dos Escoteiros e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“A iniciativa está associada a uma série de ações que visam oferecer a turistas e moradores opções de lazer e entretenimento”, destacou a secretária de Turismo, Claudia Tinoco.

Para a representante da Rede Trilhas, Amanda Jevaux, o projeto irá fomentar ainda mais o turismo no município. “A iniciativa da Secretaria de Turismo é certeira dado o potencial turístico da trilha dos Cardeiros. Hoje realizamos uma oficina de sinalização e manejo de trilhas, juntamente com representantes do Inea, que apoiam o nosso projeto. Nosso objetivo é integrar a cidade à nossa rede que envolve trilhas do Oiapoque ao Chuí”, finalizou.

Equipes visitaram o local com os representantes da Rede Trilhas. Os profissionais estudaram e inspecionaram os pontos de todo o percurso para a instalação de placas sinalizadoras. O passeio contará com um monitor, que transmitirá as informações sobre a biodiversidade do local.

Conheça mais sobre o projeto Rede Trilhas

A Associação Rede Brasileira de Trilhas trabalha para fortalecer as trilhas no Brasil, mesclando o que há de mais bem sucedido nos modelos norte-americano e europeu, com o objetivo de obter benefícios de recreação, conservação e geração de renda semelhantes no Brasil.

No projeto da Rede, cada trilha regional tem sua própria pegada amarela e preta, além de governança e estratégia de emprego e renda próprias. Ao adotar uma sinalização padronizada tem-se também o resultado de criar uma identidade visual “Trilhas do Brasil”. Assim, uma simples fotografia de um turista publicada em uma rede social servirá para divulgar não apenas aquela trilha, mas toda a Rede e, consequentemente, o país como destino ecoturístico.