Assine Já
sábado, 08 de maio de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
20ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 37344 Óbitos: 1418
Confirmados Óbitos
Araruama 9540 293
Armação dos Búzios 4603 57
Arraial do Cabo 1313 69
Cabo Frio 9865 521
Iguaba Grande 3733 92
São Pedro da Aldeia 5088 214
Saquarema 3202 172
Últimas notícias sobre a COVID-19
Mobilidade Urbana

São Pedro elabora manual de calçada ideal com fogo na acessibilidade e mobilidade urbana

​O encontro desta quinta-feira (08) definiu, ainda, a data em que o projeto será apresentado para toda a sociedade civil organizada

08 agosto 2019 - 17h59Por Redação I Foto: divulgação
São Pedro elabora manual de calçada ideal com fogo na acessibilidade e mobilidade urbana

Na data em que se celebra o Dia Internacional do Pedestre, o prefeito Cláudio Chumbinho recebeu em seu gabinete o especialista em Desenvolvimento Setorial da Firjan, Luiz Gustavo Guimarães, para a apresentação do “Manual Calçada Ideal”. Elaborado por profissionais das Secretarias Municipais de Urbanismo e Habitação e de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, o manual visa padronizar as calçadas do município seguindo princípios como acessibilidade e segurança. O encontro desta quinta-feira (08) definiu, ainda, a data em que o projeto será apresentado para toda a sociedade civil organizada. Para isso, um seminário será realizado na Câmara Municipal, no dia 28 de agosto, às 10h.

O prefeito Cláudio Chumbinho convoca toda população aldeense a participar do seminário, que será muito importante para o município. “Esse é mais um avanço para São Pedro da Aldeia; é mais um daqueles objetivos e compromissos firmados com a população que vamos entregar. Só tenho que agradecer, mais uma vez, a toda equipe da Firjan, que tem dado esse apoio na elaboração do projeto junto com a Secretaria de Urbanismo. Ficamos muito felizes de estar concretizando mais esse compromisso”, salientou.

A apresentação do “Manual Calçada Ideal” foi feita pelo técnico cadista Raphael Moreira, responsável pela elaboração do material ao lado de Tânia Vasconcellos e Diana Diogenes, profissionais das Secretarias de Urbanismo e de Ambiente, respectivamente. O documento segue princípios de acessibilidade, segurança, desenho, utilidade e conforto, dando medidas mínimas e ideais para a construção de calçadas residenciais, comerciais, de orla e em áreas tombadas, entre outras.

Especialista em Desenvolvimento Setorial da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Gustavo Guimarães falou sobre a iniciativa. “Estamos tendo uma experiência muito boa em São Pedro da Aldeia, com uma equipe muito dedicada ao trabalho e um prefeito com uma visão da importância da acessibilidade nas calçadas, o que é bom não só para pessoas com deficiência ou idosos, mas para todos. Ter toda essa abertura e o empenho da equipe para que a gente pudesse, hoje, no Dia Internacional do Pedestre, apresentar para o prefeito esse manual já concluído nos deu uma satisfação muito grande”, afirmou.

O “Manual Calçada Ideal” aborda, ainda, questões relativas à vegetação urbana, que trata da parte de arborização dos espaços e fala sobre os tipos de plantas recomendadas para plantio em calçadas, levando em consideração aspectos como copa, porte, raízes e caules. Também é possível encontrar recomendações de tecnologias, com explicação e passo a passo, e questões relacionadas a ciclovias.

De acordo com a secretária de Urbanismo e Habitação, Liane Martins, o documento é um dos itens do Plano de Mobilidade Urbana, voltado ao pedestre. “Esse trabalho do manual das calçadas é muito importante para a gente padronizar e melhorar a acessibilidade dos pedestres no nosso município, é um trabalho que vem sendo feito há uns dois anos e que estamos concluindo. Virando Lei, vamos começar a implantar no município e também vamos orientar os proprietários de imóveis e comércios para adequar as calçadas”, explicou.

Na ocasião, foi feito um resumo do trabalho realizado até então, que teve início com uma reunião com o prefeito Cláudio Chumbinho. Cerca de 20 servidores públicos participaram de um workshop de capacitação técnica, onde vivenciaram os desafios enfrentados por pessoas com deficiência física e visual nos espaços públicos, apontando as dificuldades encontradas, propondo soluções e apresentando propostas. Em seguida, foi iniciada a elaboração do Manual Técnico e Folder de Calçadas.

A próxima etapa de trabalho envolve toda a sociedade civil organizada em um seminário que será realizado na Câmara Municipal de Vereadores, no dia 28 de agosto, uma quarta-feira, às 10h. É importante que a sociedade aldeense participe do encontro para conhecer o novo padrão de calçadas e entender as melhorias. Além do Plano de Mobilidade na área voltada à “mobilidade a pé”, a nova padronização proposta pelo “Manual da Calçada Ideal” responde, ainda, a questões do Plano Diretor Municipal.  

Também participaram da apresentação os secretários de Governo, Eronildes Bezerra, e de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Luciano Pinto.