Assine Já
segunda, 25 de outubro de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
MAIS VERDE NA MESA

São Pedro disponibiliza 300 kits de sementes de hortaliças para o plantio de hortas domésticas

Kits gratuitos podem ser retirados na sede da Secretaria de Agricultura

31 maio 2021 - 16h08Por Redação

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, está disponibilizando 300 kits compostos por sementes de hortaliças para o plantio de hortas domésticas. Eles podem ser retirados na sede da pasta a partir desta segunda-feira (31). Cada kit possui sementes de tipos diferentes de verduras de forma sortida. São elas: alface crespa, cebolinha, coentro, quiabo, rúcula, tomate e salsa. 

Mesmo residências com pouco espaço e em área urbana podem comportar hortas de pequeno porte. Elas dão acesso a hortaliças frescas e sem resíduos químicos, como agrotóxicos. “O objetivo da Secretaria de Agricultura é possibilitar que a população consuma alimentos 100% orgânicos. Além disso, o manejo das hortaliças proporciona um contato terapêutico da população com a natureza, independente da limitação imposta pelo espaço onde morem”, explicou o secretário de Agricultura, Thiago Ribeiro. 

Para incentivar a iniciativa, vídeos que ensinam a maneira correta de cultivo serão disponibilizados na página oficial da Prefeitura de São Pedro da Aldeia no Facebook. O passo a passo explica, por exemplo, que três fatores importantes precisam ser observados para que o cultivo dê certo: a presença de luz solar, solo enriquecido e nutrientes. 

A produção das primeiras mudas pode ser feita provisoriamente com material reaproveitado, em caixas de ovos ou copos descartáveis de café para que depois sejam transferidas para o local definitivo. Garrafas pets cortadas, jardineiras e vasos de plantas comuns também podem ser utilizados para a semeação direta. 

Quando há espaço disponível, como em casas com terreno, é possível a criação de um canteiro para o plantio dos vegetais. O preparo da terra foi outro assunto abordado nos vídeos preparados pela pasta.

A Secretaria de Agricultura funciona na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário das Conchas, das 8h30 às 17h, junto ao Horto Escola.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.