Assine Já
segunda, 18 de outubro de 2021
Região dos Lagos
21ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
ATENÇÃO AO CALENDÁRIO

São Pedro da Aldeia inicia Campanha de Multivacinação nesta quarta-feira (14)

Ao todo, mais de 15 tipos de vacinas serão disponibilizados nas unidades

13 outubro 2020 - 21h18Por Redação

As unidades de saúde de São Pedro da Aldeia vão iniciar na próxima quarta-feira (14) a imunização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, sendo a última focada na atualização de caderneta de crianças e adolescentes. A mobilização vai até o dia 30 de outubro e o “Dia D” da campanha acontecerá no sábado 17 de outubro. Apenas as unidades Centro/Mossoró e Três Vendas não estarão imunizando o público-alvo.

Em decorrência de pandemia causada pela Covid-19, a orientação é para que apenas um familiar acompanhe a pessoa que será vacinada e que sejam respeitadas as orientações de distanciamento seguro e uso de máscara. As unidades aldeenses funcionam das 7h às 16h. Vale destacar, que o município aldeense iniciará a campanha após o prazo nacional seguindo a data estipulada pela a Secretaria de Estado de Saúde para a entrega de doses. Segundo a programação da SES, São Pedro da Aldeia será abastecida nesta sexta-feira, dia 09 de outubro.

MULTIVACINAÇÃO E POLIOMIELITE

A campanha contra a Poliomielite é voltada para crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que receberão a Vacina Oral de Poliomielite (VOP). Para isso, a criança já deverá ter recebido o esquema básico de três doses da Vacina Inativada de Poliomielite, a (VIP). Como prevê o calendário nacional de vacinação, menores com um ano incompleto deverão receber a VIP, de acordo com a necessidade de sua caderneta.

Com um público-alvo mais extenso, a Campanha de Multivacinação engloba crianças e adolescentes de até 15 anos, para atualização de caderneta vacinal. Ao todo, mais de 15 tipos de vacinas do calendário infanto-juvenil estarão à disposição dos moradores nas unidades de saúde e na Sala de Vacinas.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Jaqueline Tinoco, o município seguirá vacinando o público-alvo até o fim da campanha, logo, não há necessidade de aglomerações nas unidades.

“Estamos passando por uma pandemia e pedimos aos moradores que não formem aglomerações nas unidades. Como a campanha se estenderá até o fim do mês, não há necessidade de uma busca desenfreada pelas doses. Reforçamos que é necessário a utilização de máscara facial e distanciamento, além de ser necessária apresentação do cartão do SUS na unidade”, destacou.

SARAMPO

Além da campanha voltada à imunização contra a Poliomielite e a atualização de caderneta infanto-juvenil, a população também poderá contar com um esquema vacinal de intensificação contra o Sarampo. População na faixa etária de 20 anos de idade a 49 anos poderá ser vacinada de forma indiscriminada, contribuindo para a redução do risco de disseminação e adoecimento pela caxumba, rubéola e sarampo. Já os grupos de faixa etária de 06 meses a 19 anos de idade e de 50 a 59 anos de idade; serão vacinados de forma seletiva, após avaliação na unidade. 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.