sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SEM AGLOMERAÇÕES

São Pedro da Aldeia comemora 403 anos neste sábado (16) com ações digitais

Programação virtual terá lançamento de e-book comemorativo, concurso estudantil e quiz, entre outras atrações

15 maio 2020 - 16h39Por Redação

O município de São Pedro da Aldeia comemora neste sábado, 16 de maio, 403 anos de fundação. Embora a data seja de celebrações, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia suspendeu a programação festiva, respeitando as medidas preventivas para redução de contágio do coronavírus. Para preservar vidas, neste ano de 2020 o aniversário da cidade será celebrado de um jeito diferente e moderno: com ações e engajamento nas redes sociais.

O prefeito Cláudio Chumbinho agradece à população pela compreensão neste período de pandemia de COVID-19 e convida todos a participarem das ações digitais. “O momento é de respeitar as orientações das autoridades de Saúde, evitando festas e aglomerações, para que possamos superar essa pandemia o mais rápido possível. Infelizmente, não celebraremos o 403º aniversário de São Pedro da Aldeia como gostaríamos, mas estamos agindo com responsabilidade para preservar a saúde de todos”, afirma.  

E-book comemorativo

No dia 16 de maio, a Prefeitura vai lançar o e-book comemorativo “São Pedro da Aldeia: 403 anos para guardar na memória”. O objetivo é levar o leitor para um tour virtual pelos pontos turísticos aldeenses. Durante o passeio digital, será possível conhecer um pouco mais da história de atrações importantes para o município. Ao todo, o livro elenca 17 lugares que, no momento, por conta do isolamento social, ainda não podem ser frequentados, mas, assim que a rotina da cidade for retomada, estão à espera de cidadãos e visitantes. O material será disponibilizado no Portal e Facebook da Prefeitura.

 A Secretaria Municipal de Educação, em celebração à data, está realizando um concurso de redação e desenho para os alunos da rede municipal de ensino, no qual quatro alunos serão premiados com um computador desktop cada. As inscrições se encerram nesta sexta-feira (15/05), às 23h. O concurso é uma forma de manter a tradição que liga os alunos aos demais cidadãos aldeenses, assim como os Desfiles Cívicos.

A história e a cultura, que normalmente são resgatadas nos desfiles cívicos, este ano vão ganhar uma versão digital. Neste 16 de maio, haverá muita troca de conhecimento por meio dos quizes “403 Anos para Guardar na Memória”, preparados pela Prefeitura aldeense em uma plataforma especial e divulgados nas redes sociais da Prefeitura.

Quiz

Segundo o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, a ação digital não substitui a integração que os desfiles cívicos permitem, reunindo pessoas do interior, das escolas, do centro e dos bairros, mas propicia entretenimento, conhecimento e engajamento. 

“A proposta é engajar a população, mesmo que virtualmente, em uma atividade que celebra momentos históricos e situações cotidianas de São Pedro da Aldeia. Os questionários apresentarão perguntas a respeito da história aldeense, do turismo, personalidades da cidade e marcos institucionais. Os resultados serão divulgados de forma simultânea à realização do quiz”, explicou o secretário.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia também está estimulando uma corrente de memórias e resgate de bons momentos dos tradicionais Desfiles Cívicos. A Campanha convida moradores, veranistas, artistas locais, profissionais da imprensa, empresários, entre outros, a postarem em suas redes sociais fotos e vídeos que relembrem esse momento de cidadania. A proposta é publicar os registros com a hashtag #SPAfaz403, em alusão à fundação do município, preenchendo as timelines do FacebookTwitter e Instagram e promovendo uma interação virtual entre os participantes.  

Para completar a programação virtual, a Paróquia São Pedro vai celebrar a tradicional missa pelo povo aldeense no sábado (16/05), às 9h. A missa será transmitida ao vivo nos perfis da Paróquia no Facebook e no Youtube.