quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 18 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Geral

Salário só deve entrar a partir do dia 19

Secretário de Fazenda deu previsão a servidores, que hoje decidem se haverá greve

11 junho 2019 - 09h12
Salário só deve entrar a partir do dia 19

O salário do mês de maio para a maior parte dos servidores da Prefeitura de Cabo Frio só deve começar a cair nas contas a partir do dia 19 de junho. Essa foi a previsão dada ontem pelo secretário de Fazenda, Antônio Carlos Vieira, o Cati, a manifestantes que foram protestar na sede da secretaria e também na sede da Prefeitura. Uma assembleia unificada será realizada hoje para que os servidores decidam se irão entrar em greve - apesar do Sepe já ter optado por greve na Educação a partir de hoje. 

– A notícia boa que eu tenho para vocês é que eu fui com o Adriano para Brasília e os ministros do TJ prometeram que ainda em junho, ou no mais tardar em julho, vão liberar os cerca de R$ 30 milhões que foram arrestados pela Justiça. Essa é a resposta que eu tenho para vocês. Até o final de junho ou julho o caixa da Prefeitura vai estar regularizado, e aí vamos pagar em dia tranquilamente até dezembro. Mas, em relação ao salário de maio, a arrecadação da Prefeitura caiu muito em virtude da conjuntura do estado e do país. A arrecadação caiu muito dentro das nossas previsões. Vamos tentar antes, mas a previsão que temos para o pagamento de vocês é no dia 19 – disse o secretário, referindo-se aos servidores concursados da administração direta (exceto os da Educação), já que contratados e comissionados devem receber ainda mais tarde, até o dia 26.

O discurso não convenceu o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Cabo Frio,  Fábio Claudino, que voltou à Secretaria de Fazenda na parte da tarde para entregar um ofício pedindo acesso a todas as receitas obtidas pela Prefeitura este ano.

– Só acredito vendo – disse ele.

A assembleia unificada dos servidores ocorre hoje, às 17h, na Praça Tiradentes, em frente à sede da Prefeitura.

Os servidores municipais reagiram com revolta e apreensão ao anúncio feito na semana passada de que o pagamento dos salários de maio será escalonado. Na sexta-feira, quinto dia útil do mês e prazo legal para quitação da folha salarial, o governo municipal cumpriu a obrigação apenas junto aos concursados da Secretaria de Educação e com os contratados da Saúde que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Os demais vão receber conforme um calendário divulgado nas mídias sociais da prefeitura. Para esta quarta-feira, dia 12, está previsto o pagamento dos contratados da Educação. Uma semana depois, no dia 19, devem receber concursados e contratados da Saúde e da Administração. Comissionados só verão a cor do dinheiro no próximo dia 26.

Se os salários de todos ainda não saíram, a reação dos servidores foi imediata. De acordo com o presidente da Associação dos Guardas Municipais, Fernando de Paula, o atraso foi o estopim para o protesto dos funcionários da corporação, que convivem com o sucateamento da estrutura e o corte de direitos; como o auxílio-alimentação de R$ 15 por plantão, que não é pago há dois meses. Triênios também não estão depositados. Por causa disso, o serviço será parcialmente paralisado e parte do efetivo vai ficar aquartelado na sede da Guarda, em São Cristóvão, até que as reivindicações sejam atendidas.

– Ficaremos aquartelados a partir de hoje (ontem) e estamos esperando o governo conversar com a gente não apenas o atraso salarial. Tem uma série de fatores que têm que ser resolvidos para que a Guarda volte a funcionar. Duas viaturas são sucatas, e os guardas tiram dinheiro do bolso para manter funcionando e servir a população. Seis motos fazem o patrulhamento de toda Cabo Frio. São dez meses de governo e não fizeram nada – dispara Fernando.

De acordo com sindicalistas, o prefeito e o secretário de Fazenda também serão alvo de ações na Justiça.

– Vamos denunciar o prefeito e o secretário junto ao Ministério Público por improbidade e prevaricação por deixarem de cumprir ato de ofício que é pagar o salário na data legal – informou o diretor de Comunicação do Sindicato dos Servidores de Cabo Frio (Sindicaf), Olney Vianna. 

No comunicado feito no seu site, a Prefeitura de Cabo Frio afirma que “não tem medido esforços para minimizar as consequências da crise porque passam o nosso país, o Estado do Rio de Janeiro e a nossa cidade”. O texto diz ainda que “medidas de austeridade foram iniciadas e terão continuidade visando o equilíbrio fiscal”.