Assine Já
segunda, 28 de setembro de 2020
Região dos Lagos
35ºmax
20ºmin
Mercado Tropical
Mercado Tropical Mobile
TEMPO REAL Confirmados: 8330 Óbitos: 430
Confirmados Óbitos
Araruama 1625 102
Armação dos Búzios 491 10
Arraial do Cabo 252 15
Cabo Frio 2757 145
Iguaba Grande 684 36
São Pedro da Aldeia 1341 54
Saquarema 1180 68
Últimas notícias sobre a COVID-19
PRODUÇÃO EM ALTA

Safra de açúcar do Brasil deve atingir novo recorde

Um novo recorde deve ser alcançado com 39,3 milhões de toneladas

14 setembro 2020 - 23h11Por Celso Martins

Pelo segundo ano consecutivo, tudo indica que o Brasil irá se consagrar como o maior produtor de açúcar do mundo. Essa expectativa é animadora, embora o resultado da safra 2020/21 de cana-de-açúcar no país possa apresentar uma leve retração de 0,1%, com a marca de 642,1 milhões de toneladas em relação à temporada de 2019.

Mesmo com o encolhimento, com esse volume da produção de cana, um novo recorde deve ser alcançado com 39,3 milhões de toneladas de açúcar. Isso representa, um crescimento de 32% em relação à última safra. Essas informações foram divulgadas no 2º Levantamento da Safra 2020/21 de Cana-de-açúcar, divulgado pela Companhia Nacional de abastecimento (Conab). 

Vale destacar, que tudo isso possivelmente irá contribuir para aquecer o trabalho rural, já que esses produtos possuem mercado garantido. Afinal, segundo a equipe da Conab, a exportação de açúcar do país aumentou 69,9% nos quatro primeiros meses dessa safra (abril-julho) em relação ao mesmo período do ano passado, e a previsão é de que continue em alta.

Para não ficar de fora desses resultados positivos, o produtor agrícola precisa ficar atento aos seus equipamentos. Além disso, é necessário ter cuidado com os maquinários. Sendo assim, caso seja possível, é valido ir em busca de uma boa colhedora de cana à venda ou investir na manutenção dos tratores que já possui.

Um elemento que colabora com o estimulo desse setor no Brasil é a oferta mundial limitada por adversidades climáticas em produtores de extrema importância da Ásia. Há também, a elevada taxa de câmbio que influenciou o cenário. De acordo com dados da Secex, os valores de exportação em dólar, na média de abril a julho, foram 63% maiores e, em real, mais que dobraram, com aumento médio de 127%. 

Analisando tudo isso, adquirir instrumentos primordiais ao trabalho no campo pode ser necessário, então a pesquisa por venda de implementos agrícolas é sempre bem-vinda. Uma dica é investir em equipamentos que ofereçam qualidade e que já possuem tradição no mercado.

Os agricultores da região Nordeste do Brasil, onde o clima está favorável, podem ter a safra aumentada em 4,1%. Vale dizer que essa área foi ampliada em 1,6% e a produtividade deve melhorar 2,5%. Sendo assim, a produção deve chegar a 51,1 milhões de toneladas.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.