quarta, 17 de abril de 2024
quarta, 17 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Autismo

Rio das Ostras debate projeto de clínicas especializadas em autismo

Objetivo é buscar identificar as pessoas portadoras de autismo e criar uma forma especial de atendê-las

12 agosto 2019 - 17h08Por Redação I Foto: divulgação
Rio das Ostras debate projeto de clínicas especializadas em autismo

Na última sexta-feira, dia 9, o prefeito Marcelino Borba recebeu, em seu gabinete, o secretário de Governo da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, Eronildes Bezerra, e o advogado Carlos Magno de Carvalho, para uma reunião visando a criação de clínicas de atendimento especializado para crianças e adolescentes, e suas famílias, com o transtorno do espectro autista (TEA) em toda a região.

O objetivo, além da implantação de clínicas nos municípios da Baixada Litorânea, é buscar identificar as pessoas portadoras de autismo e criar uma forma especial de atendê-las. A ideia é fazer com que o projeto seja nos moldes da Clínica-Escola do Autista de Itaboraí, referência em todo o país, respeitando as realidades de cada município, idealizada por Berenice Piana, coautora da Lei 12.764, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

De acordo com o prefeito Marcelino Borba, a regionalização é importante para que o atendimento seja unificado. “A união entre os municípios vai proporcionar um melhor atendimento à população e é uma forma de darmos possibilidade de uma inserção maior dessas pessoas na sociedade”, declarou.

Para o secretário de São Pedro da Aldeia, é importante não pensar em São Pedro da Aldeia de forma isolada, principalmente quando se fala em saúde e em cuidado. “Se esses discursos ficarem isolados, eles acabam não trazendo a solidez que o processo necessita. Eu gostei muito do que vi em Itaboraí. É um modelo que nós vamos seguir, mas é importante que cada município pense qual vai ser o seu formato de trabalho”, salientou Eronildes Bezerra.

Participaram ainda da reunião a secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Eliara Fialho; a subsecretária de Educação, Hionar Cunha; e a coordenadora de Educação Inclusiva, Cristiane Camacho. Um novo encontro entre os representantes dos municípios está agendado para o próximo dia 14 de agosto, em São Pedro da Aldeia, para dar continuidade ao projeto.